Como tornar o Wi-Fi de casa mais seguro

É possível tornar o Wi-Fi de casa mais seguro! Como? Ainda lhe vai dar um pouco de trabalho…

Como tornar o Wi-Fi de casa mais seguro
Pequenos passos, grandes resultados.

Há várias formas de aumentar a segurança da sua navegação na internet. E uma delas passa por tornar a rede Wi-Fi de casa mais segura. Como é que isso se consegue? Há várias formas para o fazer… algumas podem exigir um pouco mais trabalho (e de conhecimento) do que outras mas todas o vão ajudar a aumentar o nível de segurança da sua rede Wi-Fi.
 

4 dicas para aumentar a segurança da rede Wi-Fi


Em primeiro lugar, precisa de aceder à página de gestão do seu router. Faça uma pesquisa num motor de busca para descobrir o que deve inserir na barra de endereços. Para os routers TP-Link, por exemplo, basta escrever 192.168.1.1, 192.168.0.1 ou http://tplinkwifi.net. É lá que vai encontrar tudo o que precisa de modificar para tornar o Wi-Fi de casa mais seguro.
 

Password

Já pensou em mudar a senha de acesso à rede Wi-Fi? Mudar a password que vem de fábrica pode ser um excelente método para tornar o Wi-Fi de casa mais seguro. E não estamos a dizer-lhe para mudar para algo como “123456”. Nós temos o artigo certo se precisar de alguma ajuda para criar uma password segura.
 

SSID

Sabe o que é o SSID? É a identificação da rede transmitida pelo seu router e o nome que lhe aparece quando utiliza os seus dispositivos eletrónicos para pesquisar por redes sem-fios. Há quem modifique o nome que vem de fábrica… e isso pode ajudar a aumentar a segurança da rede. Mas pode ir muito mais além! Pode esconder por completo a emissão desse sinal e obrigar os interessados a introduzirem o SSID manualmente para ligarem um dispositivo à rede. Como é que alguém vai tentar invadir algo que não vê? Percebeu?
 

Firmware

Noutros artigos que já escrevemos, aconselhámos sempre os nossos utilizadores a mantarem os programas que possuem atualizados com as últimas versões de software disponíveis. Com os routers é igual… procure atualizar o firmware do seu router para a última versão disponível – deverá ser também a mais segura.
 

Filtre por endereço MAC

Cada dispositivo possui um endereço MAC que o distingue dos demais – semelhante a uma impressão digital. Se entrar nas configurações do seu router vai poder definir os dispositivos que podem aceder à rede. Se um dispositivo não tiver qualquer permissão para aceder à rede… não vai conseguir utilizá-la. É bastante simples e perfeito para tornar o Wi-Fi de casa mais seguro.


Veja também: