Como tornar o PC mais rápido em 7 passos

Há maneiras de tornar o PC mais rápido que vão ajudá-lo a melhorar a sua produtividade. Nós revelamos-lhe as melhores.

Como tornar o PC mais rápido em 7 passos
Acelere o seu computador

Temos algumas dicas que o vão ajudar a tornar o PC mais rápido – um verdadeiro Fórmula 1 do mundo dos computadores! É normal que com o excessivo uso, o seu PC comece a tornar-se mais lento. Por isso, torna-se essencial perder um pouco de tempo a “olear” a sua máquina e a fazer uma pequena revisão para que esta esteja como nova!

7 passos a dar para tornar o pc mais rápido

1. Desinstale programas desnecessários

O computador já traz alguns programas instalados que não interessam para nada. E muitas vezes somos obrigados a instalar este ou aquele programa porque precisamos dele naquele momento. Entre no seu Painel de Controlo e aceda à opção de instalar/desinstalar programas.

Para além de ver a lista de programas que tem instalados no seu computador, também pode ordenar a lista tendo em conta a última utilização. Não estranhe se as datas forem mesmo distantes…

Se for um ávido utilizador de computadores e já perceber mais um bocadinho, sugerimos-lhe o Your Uninstaller.

2. Desative os programas que iniciam com o computador

Apesar de simples, esta dica também exige alguns conhecimentos que o utilizador comum pode não ter. Mas nada como pedir uma ajuda a quem percebe um pouco mais para tornar o PC mais rápido, certo? Carregue na tecla Windows do seu teclado (ou carregue com o rato no canto inferior esquerdo do seu ecrã) e escreva “msconfig”. Na janela de configuração do sistema, aceda ao menu “Arranque” e aí pode descobrir quais são os programas que iniciam juntamente com o Windows.

Isto não quer dizer que eles são abertos quando inicia o computador. Simplesmente ficam “escondidos” lá atrás e abrem mais rápido quando precisar deles.

3. Limpeza do disco

Aceda ao menu de Ferramentas Administrativas no seu Painel de Controlo. Procure pela opção denominada por “Limpeza do disco”. Isto vai limpar alguns ficheiros temporários que ajudavam o seu computador a executar tarefas mais rapidamente. Falamos no passado porque existem grandes probabilidades de esses ficheiros já não terem importância agora. Mas continuam lá a ocupar espaço!

4. Desfragmentação

Já percorreu o passo 3? Então deve ter reparado numa opção que permite desfragmentar o disco e que irá ajudar a tornar o PC mais rápido. Aquilo que a desfragmentação faz é reorganizar alguns dados para que estes sejam mais facilmente acedidos posteriormente. É o mesmo que ter dez objetos azuis espalhados pela casa. Se precisar de cinco, tem de ir à cozinha, ao quarto, à sala… E se tivesse tudo guardado no mesmo compartimento? Percebeu?

Mas atenção! Faça-a só quando puder deixar o seu computador a trabalhar sozinho e estiver ocupado com outra coisa. É que a desfragmentação ainda demora algum tempo.

5. Programas que o podem ajudar

Em primeiro lugar é importante que saiba como se aventurar nestes programas. Se não estiver seguro, não vale a pena arriscar. Antes que faça alguma asneira no computador… e nós não queremos isso! Procure então informar-se acerca destes programas:

Procure também arranjar um programa como o MalwareBytes para limpar alguns ficheiros indesejados do seu PC.

6. Instale mais RAM

O seu PC vem preparado para instalar mais memória RAM? Nada como ir à loja e perguntar.

Aqui já explicámos para que serve a memória RAM. Quanto mais RAM tiver, mais rápido irá ser o seu PC!

7. Limpe o seu computador

Um PC bem cuidado é um PC mais rápido. Acredite! É mais fácil fazer rolar uma bola na relva ou na areia? Se reparar, o seu computador também começa a acumular uma boa quantidade de pó ao final de algum tempo. Isto vai causar sobreaquecimento e pode fazer com que ele não funcione muito bem. Faça uma revisão ao computador e limpe todo o hardware, isto é, todos os componentes físicos. Quando o voltar a ligar vai notar toda a diferença. E sim, vai ter um PC mais rápido.

Veja também: