Como tornar o seu quarto mais confortável

O quarto é o espaço da nossa casa onde nos devemos sentir mais... em casa. Estas 8 sugestões vão tornar o seu quarto mais confortável num abrir e fechar de olhos.

Como tornar o seu quarto mais confortável
8 dicas simples e em conta

Onde dormimos, onde nos vestimos, onde namoramos, onde refletimos, onde trabalhamos… O nosso quarto pode ter muitos propósitos e desempenhar vários papéis no nosso dia-a-dia. Não importa se o dividimos com alguém ou se temos uma enorme divisão só para nós - é essencial que este seja um espaço acolhedor e tranquilo. Quer saber como tornar o seu quarto mais confortável? Siga as nossa dicas.
 

8 Dicas para tornar o seu quarto mais tranquilo

 

Aposte numa boa cama...

É bastante fácil decorar um quarto sem gastar muito dinheiro, mas há um elemento específico em que normalmente o barato sai caro: a cama. A qualidade do nosso sono é fulcral para um bom desempenho no trabalho ou nos estudos, e dormir num mau colchão ou sobre um estrado construído com materiais fracos tem muito a ver com a nossa energia (ou falta dela) no dia seguinte.
 
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si as melhores dicas de poupança.

...e nos melhores complementos

Tão importante no conforto do seu quarto quanto a escolha da cama é a roupa que nela usa. Evite lençóis com fibras sintéticas e aposte em tecidos naturais como o algodão ou, idealmente, o linho. Este último é um bom aliado durante todo o ano, pois torna-se fresco no verão e mais quente no inverno. Se puder, invista numa cabeceira forrada com um tecido acolchoado. Torna a sua cama imediatamente mais acolhedora e é extremamente confortável para os que gostam de por a leitura em dia antes de dormir.
 

Aposte em diferentes fontes de luz

A luz é um dos elementos mais importantes para o grau de conforto sentido numa divisão. Apostar em diferentes fontes de luz contribui para um ambiente mais quente, algo difícil de conseguir se o único ponto de luz artificial no seu quarto for o candeeiro de teto. A luz que possui ao redor da cama é especialmente importante. Se é daquelas pessoas que tem jeito para por mãos à obra, porque não construir o seu próprio candeeiro ajustável para a mesinha de cabeceira? Veja aqui como fazê-lo.
 

Jogue com as cores

A cor que escolhe para as paredes do seu quarto também contribui para a sensação de luminosidade. Cores mais neutras - beijes, brancos, rosa/cinza claro - refletem melhor a luz exterior, pelo que são boas apostas se o seu quarto não recebe muita luz natural. Os laranjas ou amarelos, por outro lado, fazem um ambiente mais caloroso, mas podem tornar-se algo sufocantes em espaços pequenos. Pelo contrário, se o seu quarto tem uma dimensão considerável e um aspeto demasiado ‘’despido’’ pode tentar cores mais escuras e/ou papel de parede, para que este pareça mais cheio.
 

Menos é mais

No que à decoração do quarto diz respeito, menos é mais. Quartos muito ‘’atafulhados’’ tornam o ambiente mais pesado, confuso e apertado. A decoração do nosso quarto é algo muito pessoal e, neste campo, não há verdades absolutas, mas para quem procura que o seu ninho seja o mais confortável possível há elementos que nunca falham: espelhos, mais uma vez pela noção da ampliação das fontes de luz, almofadas (use e abuse) e um tapete grande, de boa qualidade, aos pés da cama.
 

Crie zonas distintas

O nosso quarto é, acima de tudo, um espaço para descansar. Mas pode ser muito mais que isto. Se pretende criar uma área de vestir, procure separá-la da zona da cama; se quer criar um pequeno posto de trabalho, certifique-se de que este está perfeitamente delimitado em relação à zona de descanso. Encontre boas ideias para se inspirar e criar zonas distintas no seu quarto aqui.
 

Aposte em cheiros suaves

Lavanda, algodão, cedro, jasmim, há vários aromas indicados para esta zona da casa. Aposte num cheiro suave e tranquilizante, algo que associe sempre ao seu quarto e o faça sentir em casa. Às vezes a sensação de conforto também reside nas coisas menos óbvias, e neste caso não se trata da forma como dispõe as almofadas ou da cor das cortinas. Operando a um nível sensorial, aspetos como o cheiro ou a luz podem contribuir de forma vincada para uma sensação de bem (ou mal) estar.
 

Por último, siga este Pinterest

Adicione já este Pinterest aos seus favoritos e descubra as melhores ideias para tornar o seu quarto no lugar mais confortável do mundo. Se procura sugestões para aproveitamento de espaço, restauro de móveis ou soluções faça-você-mesmo, não pode deixar de seguir!
 
Veja também: