Como transferir o crédito habitação?

Há um número crescente de pessoas que tem vindo a pedir trasferência do crédito habitação para outro banco. Saiba como se desenrola o processo e quais os custos associados.

Como transferir o crédito habitação?
Tudo o que precisa saber sobre a transferência de crédito habitação para outra entidade bancária

Há cada vez mais portugueses a tentarem transferir o seu crédito habitação. Este movimento deve-se sobretudo à procura de melhores condições, principalmente no que respeita às taxas de juro associadas aos empréstimos. O crédito à habitação é talvez um dos mais solicitados pelos portugueses, uma vez que para comprar casa é preciso despender de um valor elevado que a maioria das famílias não consegue juntar.
 
Ao longo dos anos, os créditos à habitação eram adjudicados e mantidos com a mesma entidade bancária durante o tempo que fosse necessário. Hoje em dia, o cliente já pode transferir o seu crédito à habitação para outra entidade bancária, visando essencialmente a melhoria das condições do seu empréstimo. Saiba como o pode fazer.
 

É possível transferir o crédito habitação para outro banco?

Sim, hoje em dia já é possível transferir o crédito à habitação para outro banco, bastando para isso efectuar os procedimentos necessários.
 

Quando posso fazê-lo?

Nos dias que correm, se não estiver satisfeito com o seu empréstimo ou se tiver a certeza de que conseguia melhores condições noutro banco, poderá transferir o seu crédito à habitação em qualquer altura.
Para o fazer da melhor forma sem falhar qualquer compromisso, terá de informar o seu banco que pretende fazer a transferência com, pelo menos, 10 dias de antecedência. Só passado este período é que poderá transferir o seu crédito para o novo banco escolhido.
 

Como?

Embora possa, à partida, parecer um processo complicado, fique descansado porque é mais simples do que julga. Quando inicia um pedido de transferência de crédito à habituação, o desenrolar do processo faz-se em poucos passos. Saiba quais são:
 
1º Passo
O cliente faz o pedido de transferência ao banco antigo
 
2º Passo
No prazo máximo de 10 dias, o banco onde tem o seu crédito deverá transmitir ao banco escolhido toda a documentação e informações necessárias para contratualizar um novo empréstimo.
 
3º Passo
O banco escolhido vai analisar os dados do cliente e fazer uma nova proposta de crédito à habitação
 
Saiba que...
Quando é feita uma transferência de crédito à habitação, o objectivo primordial é sempre conseguir novas condições de empréstimo. Depois da avaliação, as novas propostas devem oferecer novos spreads, baixar a prestação antiga, entre outros. É comum conseguir estas condições principalmente com o alargamento do prazo de pagamento.
 
A facilidade burocrática associada ao processo permite que tudo seja mais fácil do que parece. No entanto, há custos associados.
 

Quais os custos?

Existem regras específicas que são aplicadas nas transferências de créditos e a transferência de um crédito à habitação para outro banco não foge à regra. Saiba quais os valores para cada tipo de contrato:
 
  • Contratos com taxa de juro variável: a taxa aplicada é de 0,5% do valor que é reembolsado neste tipo de contratos.
  • Contratos com taxa de juro fixa: a taxa aplicada é de 2%.
 
Poupe até 500€ por ano no seu seguro de vida! Saiba como aqui.

Veja também: