Como transformar o meu hobbie num emprego?

Conheça as dificuldades e seis estratégias para transformar o seu hobbie num emprego, assim como as ferramentas para se tornar um empresário de sucesso.

Como transformar o meu hobbie num emprego?
O meu hobbie dava um negócio!

Perseguir o trabalho pelo qual somos apaixonados é um enorme desafio, sobretudo quando aquilo que mais gostamos de fazer não oferece, teoricamente, boas perspetivas de emprego. Se decidiu que vai transformar o seu hobbie num emprego, necessita de algumas estratégias que lhe permitirão singrar.

7 estratégias para fazer do seu hobbie um negócio

“Encontra um trabalho que adores e não terás que trabalhar um único dia na tua vida”: esta citação de Confúcio reflete o maior sonho de muitos profissionais.

No entanto, nem todos conseguimos encontrar um trabalho que nos apaixone e motive a 100%. Muitas pessoas acabam por desempenhar um trabalho durante o dia e dedicar-se a um hobbie nos tempos livres. Até ao dia em que percebem que esse hobbie pode ser o seu novo emprego!

Se seguir as nossas dicas é muito possível que tenha sucesso.

1. Aposte na inovação

Não chega simplesmente transformar a sua habilidade em negócio. É preciso ser imaginativo para realmente deixar a sua identidade própria num mercado competitivo onde provavelmente existem mais pessoas com o mesmo talento que o seu.

2. Estruture o seu plano de negócios

Antes de avançar, faça um plano de negócios. Deve começar por uma análise do mercado para perceber de que forma o seu negócio tem lugar. É ainda fundamental definir as suas metas e prever os  riscos do investimento para os próximos 5 anos.

3. Faça um pé de meia

Antes de se despedir do seu emprego, faça um pé de meia: mentalize-se de que o início pode ser árduo. Prepare-se financeiramente para sustentar o seu negócio nos primeiros tempos, saiba quanto deve e pode investir, e qual pode vir a ser o retorno.

4. Seja persistente

Sonhar não chega, por isso, estabeleça um horário semanal para se dedicar verdadeiramente ao seu hobbie. Mantenha-se fiel à sua marca e continue a comunicá-la com o mesmo afinco de sempre, mesmo nos momentos em que as vendas baixem abruptamente ou em que perceba que a concorrência tem um produto igualmente bom. Invista na qualidade, saiba o que o diferencia dos demais e aposte na venda direta.

5. Peça feedback

Ouça as críticas: os feedbacks dos amigos, familiares e colegas são fulcrais para quem almeja a profissionalização. Isso porque quando estamos muito entusiasmados, podemos acabar por perder de vista algumas coisas importantes e que podem ajudar a construir um serviço ou um produto ainda melhor.

6. Invista nas redes sociais

Independentemente da natureza do seu negócio, a internet é sempre um instrumento muito eficaz quando chega a hora de vender os seus produtos e tem a vantagem de, na maioria das vezes, não precisar de muito investimento monetário.

7. Analise os números

Os factos não mentem: as pessoas que perseguem as suas paixões aumentam a sua produtividade e a satisfação no trabalho; será isso significado de mais dinheiro? Por vezes, sim. Mas tente perceber, antes de deixar o seu trabalho atual, se o negócio ou hobbie já lhe dá lucro.

Faça um estudo de alguns meses de atividade e, apenas então, pondere agarrar o novo negócio a tempo inteiro.

Quais são as dificuldades de transformar um hobbie num emprego?

Deixar o seu emprego para concretizar o sonho de apostar num hobbie é inatingível para a maioria das pessoas. Muitos de nós precisam da segurança financeira que um salário assegura ou não querem perder os benefícios sociais de ter um emprego, como por exemplo, o direito a férias remuneradas.

O desafio é, portanto, encontrar uma forma financeiramente viável de deixar o seu “day-job” e apostar no seu hobbie como atividade profissional principal.

Resta-nos desejar-lhe boa sorte e que seja feliz no seu novo trabalho!

Veja também: