Como transformar uma carrinha numa autocaravana

Se é daqueles que gosta de viajar, sem rumo, com o carro como fiel companheiro, descubra aqui como transformar uma carrinha numa autocaravana.

Como transformar uma carrinha numa autocaravana
Saiba como transformar a sua carrinha numa "casa"

Nos dias de hoje, dificilmente irá encontrar uma autocaravana a menos de 15.000 euros (é possível, mas não será fácil). Por isso, é comum a procura de alternativas para viagens com a “casa às costas”. Uma das opções é usar uma carrinha e adaptá-la. Neste artigo, vamos mostrar-lhe como transformar uma carrinha numa autocaravana.

Transformar uma carrinha numa autocaravana: o que considerar


Antes de incidir sobre o assunto em questão, é preciso, primeiro, esclarecer que há opções como a swissRoomBox, que se adapta à maior parte dos veículos, e que pode ser usado para fins-de-semana de campismo e pequenas ou pontuais viagens.

SwissRoomBox: como funciona

Como o próprio nome indica, a swissRoomBox é uma caixa (box) que se coloca na mala e, sendo desmontável, permite a qualquer um ter acesso a uma mini-cozinha, água quente para tomar banho, eletricidade USB (12 e 5 V) e, ainda, alojamento e mesa para refeições. Adapta-se a qualquer carro e/ou carrinha.

Aqui deixamos um vídeo sobre o seu funcionamento:

Escolher o veículo

Se, por outro lado, pretende tornar uma solução mais permanente, deve primeiro pensar qual o veículo a utilizar. Pode pensar que não, mas transformar uma carrinha numa autocaravana envolve mais do que trabalho. Exige logística e análise de possibilidades. Não se esqueça que, no mínimo, para “viver” naquele espaço, tem de ter uma cozinha, uma mesa para refeições, casa de banho, com água quente e eletricidade.

A título de exemplo, uma carrinha Citroên Berlingo, com três lugares à frente, acaba por ser uma boa hipótese. É um carro prático de conduzir no dia-a-dia, tem três lugares à frente, permitindo transportar mais duas pessoas. Peca, no entanto, pela falta de espaço.

Já a Citroën Jumpy alberga mais espaço, tornando a transformação mais fácil. Não é muito difícil de conduzir. Porém, acaba por ser pouco menor do que uma Mercedes Spinter, as que permitem maior conforto.

O exemplo que iremos demonstrar em baixo é com uma Ford Transit. E porque não? A escolha é sua, de acordo com aquilo que planeia.

Processo de transformação


Há empresas que tratam disso e apreços razoáveis, porém, se tem tempo e jeito para fazer as suas obras, pode transformar a sua carrinha numa autocaravana.

A criatividade tem aqui um fator preponderante. Alguns ajustes e algum material de construção e conseguirá colocar uma mesinha, um armário, uma cozinha, uma cama e outros utensílios. Deixamos aqui algumas sugestões:

  • Deve instalar um painel solar, para lhe providenciar eletricidade, no topo da carrinha;
  • Deve colocar uma calha de chuva;
  • Quanto à cama, uma das desmontáveis é uma boa opção;
  • O sistema de eletricidade exige também furos. Se possível, na parte inferior lateral do veículo para abastecer o frigorífico e fogão, mas poderá colocar também umas lâmpadas para dar um efeito mais bonito.

Um exemplo (talvez o melhor) no YouTube sobre como transformar a sua carrinha numa autocaravana:

Questões legais


Legalmente, é preciso homologar a carrinha transformada. Ir ao IMT (Instituto de Mobilidade e Transporte) e pedir para ser considerado Veículo Especial Autocarava. Este pode ser um processo difícil, uma vez que, na maioria dos casos, é exigido um projeto de escala, o qual, por sua vez, poderá exigir a contratação de um engenheiro automóvel ou mecânico, passando além disso a ser considerado, obrigatoriamente, um veículo de categoria B.

No entanto, desde que não altere a configuração da carrinha, como por exemplo retirar a separação entre a carga e passageiros, não deverá ter problemas na inspeção periódica.

Veja também: 

Também lhe pode interessar: