AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Como ultrapassar a ansiedade antes da entrevista de emprego?

Pequenos “truques” podem ajudá-lo a ultrapassar a ansiedade antes da entrevista de emprego. Conheça alguns.

Como ultrapassar a ansiedade antes da entrevista de emprego?
É natural que se possa sentir ansioso antes da entrevista de emprego mas é fundamental que não deixe os nervos levarem a melhor.

Quem nunca se sentiu ansioso, nervoso e agitado antes de uma entrevista de emprego? Todos certamente. Mas tudo isso faz parte. Afinal está prestes a ser escrutinado dos pés à cabeça. A sua aparência ou roupa, os seus maneirismos, o que diz ou como o diz… tudo! Intimidante?! Sem dúvida. Mas para bem do seu sucesso nessa entrevista é bom que não deixe a ansiedade levar a melhor. E é por isso que agora lhe deixamos algumas dicas que o vão ajudar a ultrapassar a ansiedade antes da entrevista de emprego.
 

4 Dicas para lidar com a ansiedade antes da entrevista

A ansiedade toca a todos. A uns mais do que outros ou em circunstâncias diferentes, mas todos – a determinada altura da sua vida pessoal ou profissional – têm que a enfrentar. E as entrevistas de emprego são umas das situações mais comuns ou não estivessem os candidatos a ser alvo de uma avaliação profunda. É normal que se sinta ansioso, mas se quer conquistar os recrutadores é bom assuma o controlo da situação e ultrapasse essa ansiedade se não o fizer pode estar a pôr em causa o sucesso da sua entrevista ainda antes de começar e já que aqui está não perca a oportunidade de impressionar. E não precisa de muito. São apenas algumas dicas muito simples que precisa de pôr em prática.

 

1. Prepare-se

Se lhe parecer que tudo vai dar à preparação é porque vai mesmo.  E nunca é demais reforçar a ideia. Quanto mais preparado, mais confiante. Tão simples assim. Muitos candidatos descuram a preparação da entrevista e por preparação falamos da pesquisa sobre a empresa, área de trabalho, pensar nas respostas às questões mais frequente em cenário de entrevista, nos seus pontos mais fortes e mais-valias que pode representar para a empresa ou até nas questões que mais difíceis que tanto receia que lhe sejam colocadas, por exemplo. Não se trata de memorizar respostas mas sim de estar pronto a reagir rapidamente durante a entrevista.

 

2. Controle a respiração

Antes de mais respire fundo. É fundamental que controle a sua respiração, para que esta seja suave e transmita a sensação de calma e confiança (não só aos recrutadores, mas também a si). Uma respiração agitada, pelo contrário, dá a ideia de insegurança.
 


3. Trate de si

Ou seja, durma bem antes da entrevista, exercite-se ou evite café, por exemplo. Pequenos cuidados vão ajudá-lo a sentir-se mais relaxado e a controlar a ansiedade.

 

4. Tenha atenção à forma como se comunica

E não falamos apenas das suas respostas, mas também da sua linguagem corporal. Como sabe os recrutadores também vão analisar os seus gestos e maneirismos, por exemplo, e há alguns que simplesmente não deve fazer. Mais a sua comunicação verbal deve estar sempre em concordância com a sua linguagem corporal. Tente ser o mais claro possível. A preparação (que mencionamos logo no início) vai ser fundamental aqui.

 

Tranquilidade acima de tudo

Se sabe tudo o deve fazer para brilhar numa entrevista de emprego só tem que que aprender a fintar os nervos e dar o seu melhor. Agora que está tão perto de ficar com o emprego, não deixe que a ansiedade lhe altere os planos e arruíne a entrevista. Boa sorte!


Veja também: