Como usar o cartão de crédito corretamente

Saiba como usar o cartão de crédito corretamente, para evitar pagar taxas e/ou juros, fazendo desta ferramenta uma ajuda e não uma dor de cabeça

Como usar o cartão de crédito corretamente
Domine esta ferramenta financeira.

O cartão de crédito é certamente a ferramenta financeira que mais é usada em todo o mundo. Quase todos nós temos um que usamos regularmente, e para compras online é praticamente uma necessidade em muitos sites. Com tal notoriedade é preciso saber como usar o cartão de crédito corretamente, pois o uso incorreto leva facilmente a problemas financeiros que são, ao fim ao cabo, escusados.
 

Como funcionam cartões de crédito

Saber como usar o cartão de crédito corretamente carece saber como funcionam realmente cartões de créditos. Estes podem ser problemáticos, pois sempre que usamos um destes o dinheiro não sai diretamente da nossa conta bancária, é-nos emprestado pelo banco e temos de pagar essa quantia de volta, podendo haver juros à mistura ao fim de algum tempo.

Assim, os cartões de crédito permitem-nos receber pequenos empréstimos, muitas vezes sem juros, o que nos permite, por exemplo, comprar um frigorífico novo antes do ordenado chegar. O problema ocorre se nos atrasamos no pagamento, o que implica juros.

 

5 dicas para o cartão ser uma ajuda e não uma desvantagem

 

1. Saiba quando vem a fatura

Os cartões de crédito costumam ter uma data predefinida em que vem a fatura daquilo que devemos ao banco. Se não pagarmos os juros começam a aumentar, e isto significa que o melhor é usar o cartão estrategicamente de acordo com esta data, para termos mais tempo para pagar antes de os juros pesarem.

 

2. Registe sempre que usa o cartão

Não basta apenas saber como usar o cartão de crédito corretamente, é preciso também ser astuto ao fazê-lo. Para evitar ter de pagar mais do que aquilo que pode, e para evitar haver alguma discrepância entre aquilo que deve pagar e quanto lhe é cobrado, é importante manter tudo registado.

 

3. Tenha cuidado com o que compra

É fácil usar o cartão de crédito para comprar, mas depois podemos acabar por ter de pagar mais do que aquilo que podemos. Situações destas levam, logicamente, a dívidas ainda maiores ao banco. Há que saber quais são as nossas possibilidades.

 

4. Use apenas um cartão de crédito

Pode ser um mestre a gerir as suas finanças pessoais, mas mais do que um cartão de crédito significa que está a dificultar o trabalho a si mesmo, pois torna-se mais difícil manter todo sob controlo.

 

5. Não use o cartão como um complemento

Há muitas pessoas que não sabem como usar o cartão de crédito corretamente, pois veem-no como um complemento financeiro. Acabam por levantar dinheiro com o cartão, o que leva ao pagamento de juros, pois estão a levantar dinheiro que, na realidade, não lhes pertence.
Cartão de Crédito Online - Simples e Rápido >>
Veja também: