Como usar vinagre nas limpezas de primavera

Descubra seis usos que para o vinagre nas limpezas de primavera, muito úteis para deixar tudo a brilhar.

Como usar vinagre nas limpezas de primavera
Faça deste condimento um ótimo produto de limpeza

Primavera é sinónimo de sol, tempo agradável, espaços verdejantes e chilrear de pássaros. Mas não só. Também é sinónimo de limpezas de primavera. Por mais trabalhoso que possa parecer (ou ser) ninguém resiste a uma limpeza sazonal, de alto a baixo. E claro, limpeza profunda significa comprar carradas de produtos de limpeza… ou talvez não.

Pense bem. Será que precisa mesmo de uma infinidade de produtos de limpeza para deixar tudo a brilhar? Talvez não. Se olhar bem para a sua despensa, talvez tenha produtos que lhe podem ser muito úteis. É o caso do vinagre, que além de um ótimo condimento, também pode ser usado como produto de limpeza. E as suas utilizações são variadas. Se não acredita, então prepare-se para descobrir pelo menos 7 formas de usar vinagre nas limpezas de primavera.

4 formas de usar vinagre nas limpezas de primavera

Vinagre

1. Mantenha o microondas limpo e sem odores

O vinagre é um dos alimentos que também é um produto de limpeza. Aliás, este é um dos agentes naturais de limpeza mais versáteis de sempre e também um dos mais fáceis de encontrar, já que está disponível em praticamente todas as despensas. O vinagre pode ser usado para limpar vários itens, como é o caso do microondas, que, com o tempo, tem tendência a acumular sujidades e odores, difíceis de remover.

Para dizer “adeus” de forma simples e eficaz a todas as sujidades e cheiros do seu microondas só precisa de colocar um copo de água e vinagre (em quantidades iguais – meia copo de água, para meio copo de vinagre) e programe cinco a dez minutos. O vapor produzido vai amolecer as manchas e sujidades e eliminar odores. Se necessário pode colocar uma quantidade maior (caso a necessite de uma limpeza mais profunda e, consequentemente, mais vapor). No fim, só precisa de limpar com um pano.

Uma dica: para que evitar que a mistura ferva e salpique o interior do microondas, coloque um palito no copo, antes de iniciar o programa.

2. Limpe e refresque o frigorífico

Frigorífico

Mais uma das formas de usar vinagre nas limpezas de primavera (ou em qualquer altura do ano, na verdade). À semelhança do microondas, com o passar do tempo, também o frigorífico pode acumular odores.

Pois bem, retire tudo do interior do frigorífico e misture vinagre com água (na proporção de duas medidas de água para uma de vinagre) num borrifador e humedeça as superfícies do electrodoméstico. Deixe actuar durante cerca de 20 minutos e no final limpe com um pano de microfibras. Se necessário, pode repetir o procedimento. No fim, uma coisa é certa: não há mau odor que resista.

3. Livre-se dos odores da caixa de areia do seu animal de estimação

Esta é uma das formas de usar vinagre nas limpezas de primavera particularmente útil para quem tem gatos em casa. Sim, porque juntamente com o gato está a caixinha da areia, que não tem o melhor dos odores. Mas com vinagre tem a solução para eliminar esses maus cheiros.

Só precisa de esvaziar a caixa da areia, encher até meia polegada com vinagre e deixar repousar durante aproximadamente 20 minutos. No fim, enxague com água e encha novamente com areia limpa.

4. Descalcifique a sua chaleira

Chaleira

Os amantes de chá, certamente terão uma chaleira em casa (seja ela eléctrica mais convencional). Ora, com o tempo, pode verificar-se a acumulação gradual de calcário no interior da chaleira. O vinagre é uma boa forma de o eliminar. Basta para isso encher, em partes iguais (metade de água e metade de vinagre), colocar a ferver e, no fim, deixar repousar durante cerca de 30 minutos a uma hora.

No fim, só precisa de despejar o conteúdo e lavar normalmente. Para evitar o sabor a vinagre no próximo chá que preparar, encha novamente a chaleira, desta vez só com água, e deixe ferver novamente. Simples e eficaz. Também pode usar limão para este efeito.

Outras formas de usar vinagre nas limpezas de primavera

Chão de madeira

Sim, é tão versátil que pode usá-lo para mais coisas, tais como:

  • Limpar os balcões da cozinha (exceto os que forem de pedra natural)
  • Limpar vidros e chão de madeira (desde que não seja encerado)
  • Eliminar marcas de lápis de cera (quem tem crianças em casa vai agradecer)
  • Limpar o chuveiro (e eliminar possíveis obstruções na cabeça do chuveiro)

Nunca as limpezas de primavera foram tão simples! Aproveite e espreite aqui as nossas dicas para que sejam ainda mais fáceis.

Veja também: