Como utilizar o multibanco no estrangeiro

Saiba como utilizar o multibanco no estrangeiro. Dicas e cuidados a ter com a utilização do multibanco fora do território nacional. 

Como utilizar o multibanco no estrangeiro
Tudo o que precisa saber para utilizar o multibanco no estrangeiro.

Devemos levar dinheiro connosco quando viajamos para o estrangeiro? Qual a melhor forma de efetuar os pagamentos? O meu cartão de débito ou crédito é aceite em qualquer país? Pago comissões? Estas são algumas das questões que se colocam sempre que se viaja para um país estrangeiro.

Na zona euro a utilização do multibanco no estrangeiro é, normalmente, uma forma cómoda, segura e rápida de fazer pagamentos ou levantar dinheiro. Já fora da zona euro pode ter surpresas desagradáveis, como o seu cartão não ser aceite no país de destino. No entanto, deve ter cuidados em ambas as situações. Conheça algumas dicas de utilização e saiba como utilizar o multibanco no estrangeiro. 
 

Como utilizar o cartão multibanco fora de Portugal

Segundo o Banco de Portugal (BdP), se o cartão tiver a marca Visa/Visa Electron, Mastercard, Maestro ou American Express é admitido em todos os terminais de comerciantes que tenham contratado a sua aceitação com um representante da marca em causa, ou seja, para poder levantar dinheiro com o multibanco no estrangeiro a caixa ATM terá de possuir o mesmo símbolo da rede do seu cartão.

Grande parte das caixas ATM aceitam todas as redes para o levantamento de dinheiro, mas convém informar-se antes de partir para o estrangeiro, especialmente fora da zona euro. Se o cartão for aceite basta:
  • Introduzir o cartão na caixa ATM (normalmente será dada a hipótese imediata de mudar para o seu idioma) e inserir o código PIN;
  • Selecionar a opção de levantamento no modo conta corrente;
  • A maioria das máquinas pergunta se concorda com a sobretaxa. Aceite para levantar o dinheiro.
 

Dicas e cuidados a ter com a utilização do multibanco no estrangeiro

  • Antes de viajar certifique-se que o seu cartão de débito/crédito funciona no país de destino;

  • Se estiver previsto o levantamento de grandes quantias de dinheiro no estrangeiro, informe antes o seu banco para que não seja levantado um alerta de possível fraude que poderá levar ao congelamento da conta;

  • Se for para um país da zona euro não paga qualquer taxa por levantar dinheiro e fazer pagamentos de compras e serviços com os seus cartões, ou seja, não necessita de levar dinheiro consigo. No entanto, nos países fora da zona euro haverá lugar ao pagamento de comissões pela utilização dos seus cartões no estrangeiro. Assim, nestes casos, talvez seja boa ideia levar dinheiro consigo;

  • Nos países fora da zona euro, se tiver de utilizar os cartões, privilegie os pagamentos com o mesmo em detrimento de efetuar levantamentos numa caixa ATM, pois as comissões são mais baixas na primeira opção. Se tiver de fazer algum levantamento, opte por levantar o máximo que puder. Quantas mais vezes levantar, mais comissões paga;

  • Privilegie as caixas ATM dos aeroportos. São mais seguras;

  • Não se esqueça de adoptar as habituais medidas/comportamentos de segurança, como por exemplo: observar o ambiente em redor do multibanco; de preferência vá acompanhado; memorize o PIN (não o tenha guardado na carteira, por exemplo); assim que se aperceba de fraude, perda ou roubo do cartão, comunique de imediato o seu banco; tenha atenção quando está a marcar o PIN; mantenha o cartão sob o seu olhar durante as transações.


Veja também: