Como viajar de mochila às costas

Se está a preparar uma viagem de mochila às costas e está com dificuldades em organizar-se, nós temos dicas para si que podem ajudar!

Como viajar de mochila às costas
Dicas para organizar a sua mochila

Viajar de mochila às costas é sempre uma aventura, quer seja antes, durante e depois da viagem. Preparar e organizar a mochila é um quebra-cabeças, porque queremos sempre levar o básico, mas nunca sabemos o que poderemos encontrar e precisar.
 
É importante que leve em consideração o que vai ter disponível ao seu alcance em cada lugar que estiver, como é possível economizar tempo evitando filas e, acima de tudo, que acessórios podem ser evitados ou simplesmente substituídos de uma lista pessoal do que deve levar ou não para uma viagem com a mochila às costas.
A verdade é uma: nunca se chega a utilizar tudo o que se carrega numa mochila, por isso e por este caráter esporádico de algumas coisas, nem vale a penatê-las consigo, porque só faz peso.
 
Antes de por o pé na estrada, no acelerador, no autocarro, no comboio ou no avião, faça um bom plano de viagem com antecedência. Pesquise sobre tudo o que quer saber, pois ao conhecer mais do local que quer visitar, melhor será a viagem. Viajar apenas com uma mochila é um desafio, por isso temos dicas que podem ajudar a organizar e a aproveitar umas férias da melhor maneira possível.
 

6 Dicas para viajar com mochila às costas

 

1. A mochila

Uma boa mochila pode fazer toda a diferença durante a sua viagem. Caso não tenha nenhuma e pense em comprar uma para uma viagem, fique a saber que deve escolher uma que seja prática, confortável e resistente.
 

2. Roupas que deve levar

Quanto às roupas que deve levar isso depende do destino que pretende. Há quem goste de frio, há quem goste de calor e de praia, há quem prefira montanha e o campo e há quem não perca umas férias na cidade. Contudo, existe sempre o básico de roupas e acessórios que pode precisar, mas lembre-se que tudo o que quiser levar terá de carregar às costas, por isso, quanto menos melhor. Apesar de não poder levar o guarda-roupa consigo, não se esqueça de colocar na sua mochila as seguintes peças de roupa:
  • um par de sapatilhas;
  • um par de chinelos;
  • meias e roupa interior;
  • dois pares de calças;
  • dois pares de calções;
  • algumas t-shirts;
  • um casaco;
  • um impermeável;
  • um chapéu;
  • óculos escuros;
  • toalhas.
 

3. Higiene pessoal

Em relação à sua higiene pessoal, numa viagem com mochila às costas, deve ter sempre consigo: um champô, um gel de banho ou sabão líquido, desodorizante, pasta e escova de dentes, um corta-unhas, cotonetes, um bom protetor solar, um batom de cieiro, perfume, gilete e espuma de barbear e uma pinça. Outros objetos que deve ter consigo numa viagem com mochila são:
  • uma caixa de primeiros socorros com medicamentos;
  • vitaminas;
  • repelentes;
  • comprimidos para o enjoo;
  • vaselina.
 

4. Objetos importantes

Não se esqueça de objetos que lhe podem fazer falta, tais como: máquina fotográfica, telemóvel e carregador de bateria, adaptador de tomada universal, garrafa de água, protetor de olhos para dormir, tampões para os ouvidos, uma caneta e um bloco de notas, um livro ou uma revista, cartão de cidadão ou passaporte e respetivas fotocópias, a sua carteira pessoal com dinheiro, álcool desinfetante, um canivete suíço, papel higiénico e uma agenda.
 

5. Onde ficar

Há vários locais onde pode ficar a pernoitar quando viaja com uma mochila às costas. Locais como: pousadas ou hostels, que no geral não são muito caros e são bastante confortáveis, hotéis económicos, onde pode usufruir de um descanso com mais qualidade a um preço acessível, e parques de campismo, onde pode ficar de perto com a natureza e respirar ar puro.
 

6. Alimentação

A alimentação sai caro numa viagem de mochila às costas e tem de ter cuidado com o que come para não correr o risco de ter uma intoxicação alimentar. É importante alimentar-se bem e barato e, na maioria dos casos, a melhor opção que tem é fazer compras num bom e velho supermercado, onde tudo parece ser de confiança. Caso fique no hostel ou numa pousada, tem acesso a uma cozinha coletiva e lá pode cozinhar à vontade, mas se caso fique num parque de campismo averigue se existem locais próprios para poder cozinhar as suas próprias refeições.
 
Ainda não fez a sua mochila? As dicas estão dadas. Parta para a aventura!
 
Veja também: