As 20 companhias aéreas mais seguras do mundo

A segurança é sempre uma das grandes prioridades para quem viaja de avião. Se concorda, não deixe de conhecer as 20 companhias aéreas mais seguras do mundo.

As 20 companhias aéreas mais seguras do mundo
Não, nós bem gostávamos, mas não está nenhuma portuguesa na lista.

Saber quais são as 20 companhias aéreas mais seguras do mundo  pode ser determinante para quem viaja de avião, seja por lazer ou em trabalho. Tendo conhecimento de que o fator “segurança” pesa bastante na tomada de decisão dos viajantes, a AirlineRatings.com faz questão de apresentar uma lista anual, iniciada em 2013, na qual se encontra a referida informação.

Com base em dados como as auditorias levadas a cabo pelos mais diversos organismos estatais e independentes, os registos de fatalidades e incidentes, a excelência das operações e o histórico operacional em si, a referida entidade definiu já quais são as 20 companhias aéreas mais seguras para o ano de 2016. Quer conhecê-las? Então basta seguir a lista que lhe apresentamos de seguida.

 

As 20 companhias aéreas mais seguras do mundo, segundo a AirlineRatings.com

 

1. Qantas

Com um “registo extraordinário”, que aponta para zero fatalidades a bordo desde que se estreou no mundo das viagens a jato, esta companhia australiana volta a liderar, pelo terceiro ano consecutivo, o top das companhias aéreas mais seguras do mundo.

 

2. American Airlines

Trata-se de uma das maiores companhias aéreas do mundo e uma das três americanas a merecer as 7 estrelas relativas a segurança, por parte da AirlineRatings.com.

 

3. KLM

Além de ser uma das companhias aéreas mais seguras do mundo, esta empresa holandesa é também a mais antiga de todas, tendo sido fundada em 1919. Atualmente, a sua sede em Amesterdão serve, por ano, um total de 20 milhões de passageiros.

 

4. Singapore Airlines 

Aparecendo frequentemente nesta listagem, a Singapore Airlines é famosa também pela qualidade e excelência dos serviços prestados a bordo.

 

5. Air New Zealand

Em 2015, a Air NZ ganhou também o primeiro lugar nos “Airline Excellence Awards” da  AirlineRatings.com, que a considerou uma “criadora de tendências” para o resto da indústria.

 

6. EVA Air

A companhia tailandesa também conseguiu as sete estrelas da AirlineRatings.com, graças à forma como zela pela segurança dos seus passageiros.

 

7. Virgin Australia

A Virgin Austrália entrou no mercado no remoto ano de 1999, mas conseguiu manter um histórico suficientemente positivo para entrar na lista das 20 companhias aéreas mais seguras do mundo.

 

8. United Airlines

Outra empresa americana que consegue integrar regularmente esta listagem, na qual são analisadas 407 companhias aéreas diferentes.

 

9. Emirates

Amplamente reconhecida pela excelência e luxo que proporciona aos seus clientes, especialmente os que voam em primeira classe, a Emirates é a primeira companhia aérea a disponibilizar chuveiros a estes passageiros, no seu A380.

 

10. Lufthansa

A operadora alemã é a maior a nível europeu, e costuma ser já presença regular na listagem relativa às 20 companhias aéreas mais seguras do mundo.

 

11. Japan Airlines

Apesar de ser a segunda maior do país, esta é a operadora japonesa que está autorizada a apresentar as cores e imagem da bandeira nacional nipónica.

 

12. All Nippon Airways (ANA)

Além de ser a maior companhia aérea japonesa, a ANA é famosa também por, em 2015, ter decorado algumas aeronaves da sua frota com temática “Stars Wars”. Original!

 

13. Hawaiian Airlines

Além de fazer parte da prestigiada listagem de que estamos a tratar, esta companhia é bastante elogiada pela qualidade da oferta que disponibiliza aos passageiros que voam em económica entre os EUA e o Havaí.

 

14. Etihad Airways

Mais uma companhia aérea que opera no mercado de topo, apostando no luxo assumido e num serviço de elevadíssima qualidade. Os seus passageiros premium, além de usufruírem de um serviço de concierge, ainda podem comprar diamantes e obras de arte durante o voo.

 

15. Virgin Atlantic

Esta companhia britânica atingiu elevada pontuação por parte da AirlineRatings.com, não só pela segurança, mas também pela qualidade da sua oferta a bordo.

 

16. Alaska Airlines

Além de ser uma das companhias aéreas mais seguras do mundo, a Alaska Arlines é também uma das poucas a disponibilizar wi-fi em praticamente toda a sua frota.

 

17. Cathay Pacific Airways 

A Cathay Pacific Airways não só é presença frequente nos lugares cimeiros desta lista, como, em 2014, conseguiu ainda ganhar o primeiro lugar nos prémios da Skytrax destinados a homenagear as melhores companhias aéreas do mundo, .

 

18. Finnair

Esta companhia não aposta apenas na segurança, mas também na originalidade e qualidade dos serviços disponibilizados aos seus passageiros. Um exemplo? Em 2014, no Aeroporto de Helsínquia, inaugurou uma sauna unissexo destinada aos seus clientes premium.

 

19. Scandinavian Airline System

Além de segura, esta operadora sueca é conhecida e louvada pela sua preocupação com o cumprimento de horários, como o prova o facto de já ter sido considerada uma das mais pontuais do mundo.

 

20. Swiss

Desde que, em 2002, tomou o lugar da Crossair, com um novo nome e imagem, a Swiss nunca sofreu qualquer contratempo digno de nota, o que lhe granjeou o lugar final desta importante lista.



E pronto, cá estão as companhias aéreas mais seguras do mundo. Com grande pena nossa, e como deve ter reparado, não há nenhuma portuguesa incluída nestes 20 lugares cimeiros. Vamos esperar pelo próximo ano para ver se temos uma agradável surpresa. Entretanto, bons voos e boas viagens!


Veja também: