Comparador do Banco de Portugal: o que é e como ajuda a poupar

Depois dos aumentos nas comissões de manutenção de contas, foi lançado o comparador do Banco de Portugal, que ajuda os portugueses a descobrirem onde poupar.

Comparador do Banco de Portugal: o que é e como ajuda a poupar
Saiba como pode poupar nas comissões de conta

Entraram em vigor recentemente os novos preçários que alguns bancos lançaram no que diz respeito a manutenção e gestão de contas. O comparador do Banco de Portugal foi também lançado como uma ferramenta de comparação direta entre os preços praticados por diferentes entidades.

Esta ferramenta já tem estado disponível nos últimos meses, com o número de entidades bancárias incluídas a aumentar, de acordo com os novos preços que entraram em vigor recentemente. A Caixa Geral de Depósitos, o BPI, o Novo Banco e o EuroBIC foram os bancos que aumentaram os preços das comissões de manutenção e gestão de contas.

Esta ferramenta está a ser disponibilizada em vários países da União Europeia, sendo quase sempre controlada pela entidade bancária central e alimentada pelos bancos (que se responsabilizam por dar informações claras e verdadeiras), de forma a tornar os aumentos de comissões mais clara para todos os clientes.

banco de portugal

Comparador do Banco de Portugal: como funciona?

Pode aceder ao comparador no portal online do cliente bancário do Banco de Portugal. Pode estabelecer a comparação entre três bancos simultaneamente, num método semelhante à forma como compara equipamentos electrónicos, em sites de vendas, antes de os comprar.

A comparação é direta e debruça-se sobre os todos os serviços, relacionados com a manutenção e gestão de contas.

Outra alternativa é comparar especificamente por serviço oferecido, estando neste momento disponível a comparação da manutenção de conta de serviços mínimos bancários e a de manutenção de conta base.

Depois de selecionar o método, e preencher os dados pretendidos, é-lhe fornecida uma lista com os preços máximos que pode ter de pagar por um dos dois tipos de conta em cada entidade bancária. Através desta ferramenta pode selecionar onde guardar o seu dinheiro e se é compensatório, até, trocar de bancos.

Utilizando esta ferramenta, pode fazer uma comparação clara dos custos de manutenção. É também possível fazer uma pesquisa dentro do histórico de comissões praticadas no passado e observar a sua evolução.

A informação disponibilizada pelo comparador do Banco de Portugal é atualizada diariamente.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.