AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

12 truques para melhorar as suas competências de apresentação

Fazer uma apresentação não é tarefa fácil, mas é valorizado pelos recrutadores. Os candidatos devem aperfeiçoar as suas competências de apresentação.

12 truques para melhorar as suas competências de apresentação
Tem que falar em público?

Esta habilidade nasce com alguns, mas na maioria dos casos surge após muito treino, requerendo sempre um esforço de melhoria constante. Se pretende aperfeiçoar as suas competências de apresentação tenha estes 12 passos em conta.


Como aperfeiçoar as suas competências de apresentação?


Planeamento e preparação


1. Conhecer o público-alvo

O ponto mais importante desta 1ª fase é conhecer o público-alvo a quem se irá dirigir, de modo a criar a apresentação de acordo com o mesmo. A título de exemplo, a linguagem a utilizar para um público-alvo jovem e os exemplos a dar devem ser diferentes de quando se trata de um público-alvo idoso.



2. Estruture a apresentação

Estruture a sua apresentação e informe o seu público, ainda que de forma breve, acerca da estrutura da mesma, de modo a que se apercebam de que irá consistir a apresentação que irão ouvir.



3. Pratique

Assim que tenha a sua apresentaçao pronta, pratique muito. Em frente a um espelho, com amigos ou familia. Pratique até se sentir confortável com a mesma.



4. Vista-se de acordo

Vista-se de acordo com a situação, e com algo que a faça sentir-se confiante mas, acima de tudo, confortável. Será o centro das atenções, mas deverá sentir-se confortável com o que leva vestido e, principalmente calçado. Não quer estar a fazer uma apresentação focada nas dores de pés que está a sentir, pois não?



Planeamento de Materiais


5. Apresentação Visual

Uma apresentação visual é extremamente importante, mas não deve utilizar a mesma como uma muleta. Lembre-se que os elementos visuais são bons para guiar o seu público, mas não servem para o ajudar a apresentar. A sua preparação prévia é que irá fazer isso!



6. Aposte em bullets

Evite textos extensos e evite, ainda mais, ler durante a apresentação. Utilize apenas bullets com as informações mais importantes e desenvolva os temas durante a apresentação.



No dia da apresentação


7. Chegue cedo

Chegar cedo demonstra profissionalismo e permite-lhe ter tempo para colocar todo o equipamento a funcionar com calma.



8. Receba o seu público

Receba o seu público de forma calorosa e sempre com um sorriso. Apresente-se e apresente também o tema da sua apresentação.



9. Mantenha contacto visual com o seu público

Mantenha contacto visual com o seu público, mas evite focar-se em apenas uma pessoa, pois poderá fazer com que esse indivíduo se sinta constrangido e que os outros se sintam desvalorizados.



10. Fale de forma natural

Fale de forma calma e pausada, projete a sua voz e respire. Não se sinta pressionado(a) em despachar a apresentação e, caso se esqueça de algum tópico, não se preocupe, siga em frente. Caso tenha oportunidade para o referir depois, faça-o, mas não se martirize por isso. 



11. Faça uma conclusão

No final da apresentação, faça um sumário onde aborde os pontos chave da apresentação, de modo a concluir e finalizar a apresentação.



12. Dê tempo para questões

No final da apresentação, dê ao seu público a oportunidade de lhe colocarem questões relacionadas com a apresentação. Há sempre alguém que fica com dúvidas e irá aproveitar a ocasião.

Veja também: