Como aperfeiçoar as suas competências de apresentação?
Planeamento e preparação
1. Conhecer o público-alvo
O ponto mais importante desta 1ª fase é conhecer o público-alvo a quem se irá dirigir, de modo a criar a apresentação de acordo com o mesmo. A título de exemplo, a linguagem a utilizar para um público-alvo jovem e os exemplos a dar devem ser diferentes de quando se trata de um público-alvo idoso.
2. Estruture a apresentação
Estruture a sua apresentação e informe o seu público, ainda que de forma breve, acerca da estrutura da mesma, de modo a que se apercebam de que irá consistir a apresentação que irão ouvir.
3. Pratique
Assim que tenha a sua apresentaçao pronta, pratique muito. Em frente a um espelho, com amigos ou familia. Pratique até se sentir confortável com a mesma.
4. Vista-se de acordo
Vista-se de acordo com a situação, e com algo que a faça sentir-se confiante mas, acima de tudo, confortável. Será o centro das atenções, mas deverá sentir-se confortável com o que leva vestido e, principalmente calçado. Não quer estar a fazer uma apresentação focada nas dores de pés que está a sentir, pois não?
Planeamento de Materiais
5. Apresentação Visual
Uma apresentação visual é extremamente importante, mas não deve utilizar a mesma como uma muleta. Lembre-se que os elementos visuais são bons para guiar o seu público, mas não servem para o ajudar a apresentar. A sua preparação prévia é que irá fazer isso!
6. Aposte em bullets
Evite textos extensos e evite, ainda mais, ler durante a apresentação. Utilize apenas bullets com as informações mais importantes e desenvolva os temas durante a apresentação.
No dia da apresentação
7. Chegue cedo
Chegar cedo demonstra profissionalismo e permite-lhe ter tempo para colocar todo o equipamento a funcionar com calma.
8. Receba o seu público
Receba o seu público de forma calorosa e sempre com um sorriso. Apresente-se e apresente também o tema da sua apresentação.
9. Mantenha contacto visual com o seu público
Mantenha contacto visual com o seu público, mas evite focar-se em apenas uma pessoa, pois poderá fazer com que esse indivíduo se sinta constrangido e que os outros se sintam desvalorizados.
10. Fale de forma natural
Fale de forma calma e pausada, projete a sua voz e respire. Não se sinta pressionado(a) em despachar a apresentação e, caso se esqueça de algum tópico, não se preocupe, siga em frente. Caso tenha oportunidade para o referir depois, faça-o, mas não se martirize por isso.
11. Faça uma conclusão
No final da apresentação, faça um sumário onde aborde os pontos chave da apresentação, de modo a concluir e finalizar a apresentação.
12. Dê tempo para questões
No final da apresentação, dê ao seu público a oportunidade de lhe colocarem questões relacionadas com a apresentação. Há sempre alguém que fica com dúvidas e irá aproveitar a ocasião.Veja também: