6 competências digitais essenciais no seu CV

Descubra se está apto para trabalhar em contexto tecnológico e se possui as competências digitais que qualquer empregador exige!

6 competências digitais essenciais no seu CV
Possui as competências digitais mais valorizadas pelos empregadores?

Não há nenhum setor de atividade que funcione sem recorrer às novas tecnologias. A modernização das profissões e das empresas, mesmo daquelas que não se inserem diretamente no ramo das Tecnologias da Informação, exige que os profissionais dominem diversas competências digitais. Saiba quais são!

Possui as competências digitais mais valorizadas pelos empregadores?

Se procura emprego, deverá saber que há competências digitais que os empregadores procurarão no seu currículo. Das mais comuns àquelas que são mais específicas de certos ramos de atividade, não se esqueça de as elencar de forma precisa e de referir o seu grau de proficiência.

1. Ferramentas do Office

computador

Saber trabalhar com Word, Excel e Powerpoint é fundamental a qualquer profissional. Todas as empresas necessitam de produzir documentos de texto, folhas de cálculo, bases de dados simples ou apresentações, logo, estamos perante uma competência digital básica e absolutamente necessária.

2. Apresentação de dados de forma interativa

apresentacao interativa

Se a sua função implicar fazer infografias, apresentações mais cuidadas para os clientes, fornecedores ou parceiros da empresa, o Powerpoint pode não ser suficiente. Explore e procure dominar o Prezi e o Canva para conseguir apresentações dinâmicas, com impacto visual e claras do ponto de vista da exposição da informação.

Conheça as 4 melhores alternativas ao Powerpoint

3. Internet

internet cabos

Não, não estamos a falar das competências de navegação na Internet; os empregadores procuram algo mais, por exemplo, a capacidade de configurar uma rede Wi-Fi. Toda a gente sabe como se conetar a redes wi-fi, mas poucos sabem como realmente funcionam.

Instalar um router é o primeiro passo para criar uma rede, mas como configurá-lo de forma correta e adequada às necessidades da empresa? Numa pequena empresa que comece a necessitar de serviços de Internet, esta é uma das competências digitais que será mais valorizada.

4. Armazenamento de informação na nuvem

cloud

Não falamos de meteorologia, mas sim da importância de saber fazer backups numa “cloud”. Todas as imagens, vídeos, biblioteca de ficheiros, enfim, todo o conteúdo digital que a empresa irá criar poderá tomar proporções inimagináveis e custos de armazenamento enormes. Logo, a empresa irá valorizar quem saiba como organizar e armazenar toda esta informação de forma segura e barata.

Há vários serviços, como a iCloud e a Dropbox, que deve conhecer e referir na secção “competências digitais” do seu CV.

5. Edição de imagem

computador edicao imagem

É fundamental saber pelo menos o básico do Photoshop para se sair bem no seu novo trabalho. Hoje em dia todas as pessoas sabem aplicar filtros às fotografias, mas se perceber a fundo como manipular uma imagem, isso será um ponto a seu favor.

Conceitos como “layers” ou “correção de cor” são fundamentais. As áreas em que é mais provável solicitarem estas competências digitais são o jornalismo, marketing, design, webdesign, entre outras.

6. Edição de vídeo

edicao video

Tal como a edição de fotos, a edição de vídeo também pode ser útil a muitas empresas. Verifique se um amigo ou alguém que trabalhe com vídeo pode ensinar-lhe o básico do Final Cut Pro. Pelo menos, ficará habilitado a cortar e editar alguns vídeos do ou para o YouTube, auxiliando a empresa a fazer bons vídeos promocionais e consequentemente um marketing mais eficaz.

Não se esqueça que não basta dizer que domina estas ferramentas no CV, é necessário demonstrá-lo! A imagem do seu CV deve ser impecável e a sua fotografia, profissional, caso contrário, ninguém ficará convencido de que sabe editar imagem ou levar a cabo uma campanha de marketing com qualidade.

Veja também: