Quer ser promovido? Trabalhe as suas competências emocionais

Competências pessoais e inteligência emocional já não são conceitos novos no mundo laboral e estão a ganhar cada vez mais importância na hora de contratar.

Quer ser promovido? Trabalhe as suas competências emocionais
Conheça soft skills para desenvolver a inteligência emocional

Ser promovido não é fácil, nem sempre basta a competência técnica e o empenho árduo. Ao longo da carreira profissional, as competências emocionais vão ganhando cada vez mais importância. Por exemplo, a competência técnica não lhe servirá de nada se não for capaz de confiar nos seus colegas e trabalhar em equipa.

Em 2011, a Career Builder, uma empresa de recrutamento norte-americana, pesquisou quase 3 mil profissionais da área dos recursos humanos e descobriu que 71% dos inquiridos, ao contratar novos funcionários, preferiam a inteligência emocional ao QI acima da média, e 75% referiram a propensão para promover um colaborador com elevada inteligência emocional e QI relativamente menor do que a situação contrária.

Já percebeu a importância das competências pessoais? Comece a somar pontos no seu emprego, gerindo as suas emoções sob pressão, ouvindo e mostrando empatia com os colegas de trabalho. Em caso de conflito, é importante assumir a responsabilidade pelos seus erros e permanecer disponível à opinião dos outros para resolver o problema. Ao fazer isto, não só estará a garantir o respeito dos outros, como também poderá estar a contribuir para o seu avanço na carreira.

Se precisa de melhorar as suas competências pessoais, conheça cinco soft skills que o podem ajudar a desenvolver a sua inteligência emocional. Saiba quais são e comece já hoje a praticar!

5 competências pessoais para desenvolver a inteligência emocional

skill emocional

1. Atitude positiva

A atitude positiva não só o ajuda a si, como também irá motivar quem o rodeia. Profissionais com esta atitude são mais produtivos e eficazes porque colocam todo o entusiasmo no seu desempenho para atingir metas e objetivos.

2. Resiliência e resolução de problemas

Mais uma das competências emocionais apreciadas nos profissionais de hoje. Não se foque no problema, mas sim na resolução. É importante saber lidar com os obstáculos e fracassos e encontrar estratégias para vencer e soluções criativas, sem perder a motivação.

3. Capacidade para trabalhar em equipa

É importante saber comunicar com os colegas e ter espírito de equipa para atingir resultados globais.

4. Capacidade de organização e gestão de tempo

Aprenda a definir metas e a estabelecer prioridades, planeie o seu tempo de trabalho para alcançar os resultados desejados. Escrever listas com as tarefas diárias são uma grande ajuda!

5. Flexibilidade

O mundo empresarial está em constante transformação, o seu sucesso profissional depende da sua preparação para se adaptar a novas realidades e projetos. Avance para os projetos novos com motivação e sem medos.

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