AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Competências, prémios e interesses no CV

É de extrema importância que procure incluir alguns elementos no seu CV, nomeadamente competências, prémios e interesses.

Competências, prémios e interesses no CV
4 dicas para valorizar esta secção

Por que motivo? Porque estes 3 aspetos ajudam a caraterizar um candidato de uma forma que nenhum cargo ou curso consegue fazer. Ajudam ainda a demonstrar o empenho e a dedicação do candidato face a diversos aspetos, bem como um pouco da sua personalidade e motivações.


Competências, prémios e interesses no CV: 4 dicas


1. Faça uma lista das suas competências

Deixe algum espaço no seu CV para incluir habilidades relevantes para o cargo ao qual se está a candidatar, como, por exemplo, competências tecnológicas.

Em relação a este aspeto, por exemplo, refira habilidades que tenha, como trabalhar com Photoshop ou conhecimentos de HTML, mas deixe de lado competências que toda a gente espera que tenha, como capacidade para utilizar o e-mail ou o Microsoft Word. Evite colocar informação desnecessária e ocupar o pouco espaço que tem com informações que não o poderão ajudar a conseguir a vaga à qual se candidata.



2. Mostre personalidade

Sinta-se livre para incluir uma secção de interesses no seu CV, mas adicione apenas aqueles que são relevantes para o trabalho ou cargo ao qual se está a candidatar.



3. Cuidado com interesses que possam gerar controvérsia

Pode ter ajudado em alguma campanha política ou até mesmo ter sido voluntário numa instituição de caridade da sua paróquia, mas é necessário que analise se estas experiências valem a pena ser referidas. A verdade é que não há nada de mal nelas, no entanto, caso o recrutador tenha ideologias/crenças diferentes das suas ou não concorde com as causas, rapidamente o seu CV pode ser colocado de lado. Faça uma análise da empresa, da sua missão e valores e procure tomar a decisão do que incluir ou não incluir.



4. Estruture a informação

Inclua prémios e elogios que tenha recebido, mesmo que estejam relacionados diretamente com alguma empresa onde trabalhe ou tenha trabalhado, por exemplo, prémio por estar no top de vendas da empresa por x trimestres consecutivos. Inclua ainda prémios relacionados com realizações pessoais. Mesmo que considere que não são relevantes, podem ajudar a demonstrar que é pró-ativo e, acima de tudo, um bom trabalhador.

Veja também: