AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

8 Competências profissionais fundamentais

Há uma série de competências profissionais essenciais e transversais a todas as áreas do conhecimento que deve dominar. Saiba quais são.

8 Competências profissionais fundamentais
Para ter sucesso profissional não lhe bastam os conhecimentos técnicos.

Se lhe perguntarmos quais são as competências profissionais mais importantes para construir uma carreira de sucesso, o que responde?

A tendência de qualquer profissional, independentemente da sua área de atividade, será enumerar as principiais competências técnicas da sua profissão. E ainda que estejam corretos isso não lhes basta. Uma carreira de sucesso constrói-se com base não só no desempenho laboral, mas também da capacidade relacional de cada profissional ou da sua capacidade de assumir o controlo de determinada situação e resolver os problemas que daí possam advir. Se realmente quer alcançar o sucesso, saiba quais as competências que (a par das que já domina) deve ter.
 

Top 8 das competências profissionais mais importantes

Não é novidade que durante os processos de seleção os recrutadores procuram mais do que conhecimentos técnicos. Além de um conjunto de soft skills ou qualidades muito valorizadas pelos recrutadores, há também uma série de competências transversais a todas as áreas ou funções essenciais para o ajudarem a tração o caminho para o sucesso. São elas:
 

1. Capacidade de comunicação

Para ser bem-sucedido tem que ser capaz de comunicar de forma eficaz e clara. Para que as pessoas o rodeiam possam seguir a sua ideia têm, antes de mais, de perceber a sua linha de raciocínio, por isso é imperativo que transmita as suas ideias, indicações ou sugestões de forma inequívoca e confiante.
 
Quer saber mais?
Receba as nossas melhores dicas no seu e-mail. Registe-se no E-Konomista. Diariamente, levamos até si a informação de emprego mais relevante.

2. Construir relações

Mais uma vez o famoso networking. Nenhum profissional consegue construir uma carreira de sucesso sozinho. Um profissional de sucesso não é uma ilha, nem vive isolado. Chefias, colegas e contactos profissionais todos são importantes para o ajudarem a alcançar o sucesso. Qualquer empresa valoriza um profissional capaz de criar ligações profissionais com as pessoas que os rodeiam.
 

3. Capacidade de decisão

Todos os profissionais enfrentam decisões diariamente. E se umas podem ser muito simples outras nem por isso. Um profissional de sucesso é aquele que ao longo da sua carreira é capaz de analisar as situações, avaliar os riscos e benefícios e tomar as decisões mais adequadas e vantajosas para si e para a sua carreira ou para empresa (o que invariavelmente será positivo para a sua carreira). Pense desta forma. Perante uma promoção as chefias irão sempre escolher o colaborador capaz de tomar decisões e assumir o controlo da situação.
 

4. Liderança

Esta não é novidade e completa a anterior. Todos os recrutadores procuram colaboradores capazes de assumir a liderança de projetos ou equipas. Ter capacidade de liderança implica ser capaz de motivar aqueles que o rodeiam, comunicar (lá está!) eficazmente com eles ou estarem disponíveis para auxiliar sempre que necessário.
 

5. Defesa e negociação

Pode soar estranho, mas é algo que deve ser capaz de fazer e que muito provavelmente vai fazer todos os dias da sua carreira. Repare. Em qualquer área – e dependendo da sua posição – terá que defender e negociar as suas ideias, os seus projetos, os orçamentos necessários e disponíveis ou até a sua equipa. Por esta razão é fundamental que seja capaz de discutir e de fazer valer as suas ideias quando (e se) necessário.
 

6. Planeamento e gestão de carreira

O seu sucesso profissional depende muito disto. Para levar a sua carreira a “bom porto” deve ser capaz de definir os seus objetivos, lutar para os alcançar e, se necessário, reavaliar o seu plano e reajustá-lo.
 

7. Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Por vezes para tomar as melhores decisões, encontrar soluções para determinados problemas ou ser mais produtivo no trabalho só precisa de uma pausa, de se distanciar do trabalho. Um bom equilíbrio entre a vida profissional e vida pessoal ajuda sempre.
 

8. Definição de limites

Em qualquer vertente da sua vida é importante que saiba estabelecer limites. Estas barreiras vão ajudá-lo a limitar a influência de terceiros na sua vida profissional.
 
 
Como deve ter percebido, a maioria destas competências (se não todas) estão interligadas entre si. Uma promove a outra e todas juntas abrem-lhe as portas para o sucesso. Mas não se assuste, muitas destas competências vão sendo adquiridas ao longo da sua carreira. Mas é importante que as desenvolva.  Se não conseguir sozinho procure a ajuda de um bom mentor, alguém que tenha uma carreira de sucesso e que o possa ajudar a adquirir as competências necessárias para o sucesso.


Veja também: