Competências relacionadas com o trabalho: 5 mais valorizadas

Procura emprego? Então não deixe de desenvolver as 5 competências relacionadas com o trabalho mais importantes para os empregadores.

Competências relacionadas com o trabalho: 5 mais valorizadas
Para desenvolver já

As competências relacionadas com o trabalho são as características pessoais e profissionais que constituem o talento ou a aptidão, para realizar uma atividade ou função. Podem ser divididas em hard e soft skills, e são essenciais ao sucesso profissional.

5 competências relacionadas com o trabalho em que deve apostar

As competências determinam o seu grau de proficiência numa dada atividade profissional. Além das técnicas (hard skills), as competências transversais (soft skills) são aquelas que são essenciais para o bom desempenho da generalidade das áreas profissionais. Estão mais relacionadas com o perfil pessoal do candidato a emprego e podem ser aperfeiçoadas.

brainstorming

Capacidade de trabalhar sob pressão

A sobrecarga de tarefas e de horários pode levar a um nível de stress tão alto que leva à diminuição da sua capacidade de ação e decisão. Aprender a lidar com isso muitas vezes só se consegue depois de passar por algumas situações semelhantes.

Se ainda não tem experiência neste tipo de situações, perca alguns minutos para fazer uma auto-análise. Estude como o seu corpo se comporta em situações de stress muito alto, e perceba que pode disfarçar o excesso de nervosismo se afastar os sinais que o corpo dá quando está sob pressão, como cruzar os braços e desviar o olhar.

Ensaie uma postura que transmita segurança, sorria e tente manter contacto visual. O seu estado de espírito também é fundamental: em momentos de aperto concentre-se nas suas mais valias, nos aspetos positivos da sua carreira, e no seu real valor.

Adaptabilidade

Adaptabilidade é a capacidade que uma pessoa tem de se conseguir ajustar a uma situação nova. Trata-se da aptidão para “funcionar” em condições diferentes daquelas às quais se está habituado, sem prejudicar a performance profissional.

Algumas pessoas têm dificuldade em lidar com mudanças, mas todos podem desenvolver e fortalecer essa habilidade, que constitui uma das competências relacionadas com o trabalho mais importantes. Seja flexível. As pessoas mais adaptáveis são capazes de elaborar estratégias para os desafios colocados por um mercado de trabalho que também está em constante mudança.

Inovação e criatividade

Quando é necessário resolver problemas ou pensar num projecto, é importante que se faça um brainstorming, que consiste numa reunião de trabalho na qual as ideias são incentivadas a fluir de forma livre entre todos, sem censura, para que a capacidade de inovação possa emergir.

Por vezes, as melhores ideias são as que surgem espontaneamente, em clima de descontração. Seja qual for o método que utilize, o mais importante é contribuir com ideias adequadas e inovadoras, que possam trazer bons resultados à empresa.

Multitasking

Trata-se da capacidade de se dedicar a várias atividades ao mesmo tempo. É uma característica muito necessária às empresas, e certamente uma das competências relacionadas com o trabalho mais valorizadas. As empresas acreditam que a capacidade de distribuir a sua atenção por várias tarefas em simultâneo permite poupar tempo e dinheiro.

Resolução de conflitos

É importante saber lidar com os conflitos no ambiente de trabalho e sair dessa situação com a maior diplomacia possível. Tal aplica-se à relação com colegas, superiores, clientes e fornecedores: é por isso que esta é uma das competências relacionadas com o trabalho mais importantes no Mercado de Trabalho.

Agora que sabe em que competências apostar, exercite-as e não se esqueça de as incluir no seu CV!

Veja também: