3 vantagens de comprar arte online

Hoje em dia é possível comprar arte sem sair da comodidade de sua casa. Há plataformas online que tornaram o investimento em arte uma oportunidade acessível a todos.

3 vantagens de comprar arte online
Oportunidades de investimento acessíveis a todos

Comprar arte é um investimento. Não tenhamos qualquer dúvida disso. A Arte tem uma vertente social, política e cultural indiscutível, mas há uma vertente económica que também lhe serve de pilar. O mercado da arte movimenta um grande volume de capital, o mesmo que mantém o bom funcionamento dos lugares da arte – museus, galerias -, a dinâmica dos agentes – galeristas, curadores, críticos – e, claro, a sobrevivência dos próprios artistas.
 
Não estamos de todo a desvalorizar a perspectiva romântica, subjetiva, da arte; a desvalorizar a razão da sua existência – não fosse esta uma das principais formas de expressão do Homem -, mas também é preciso abordar o assunto com alguma objectividade – até para percorrer o (árduo) caminho da desconstrução de preconceitos.
 
Também precisamos de dizer que nada substitui o contacto com a obra. Especialistas, amantes e colecionadores de arte sabem disto, tal como o sabem os investidores. Mas, na perspectiva de alguns destes agentes, o mercado da arte, sobretudo o mercado online, é apenas mais uma das oportunidades de valorização de capital.
 
Assim sendo, se quiser participar neste mercado de nicho e começar a construir uma pequena coleção de arte, partilhamos consigo algumas das vantagens de comprar arte online e uma das plataformas que se dedica a transacionar estes bens de luxo.
 

3 vantagens de comprar arte online


1. Comodidade

Se pretende investir em arte, mas não tem tempo para fazer prospecção junto das galerias que existem de norte a sul do país, então comprar arte online é a experiência ideal para si. Quase todas as plataformas de confiança existentes no mercado disponibilizam para visualização, o portefólio dos artistas agregados bem como os seus CVs. Para aceder a estes documentos e para visualizar as obras, na maior parte dos casos, basta registar-se na plataforma.
 
Assim, na pausa do café, no intervalo para o almoço ou simplesmente na comodidade de sua casa, pode analisar as oportunidades de investimento que estão ao seu dispor e, ao mesmo tempo, apreciar alguns exemplares de beleza pura.
  

2. Preços mais acessíveis

Sejam peças de artistas emergentes ou de artistas consagrados o mercado online, em comparação com as transações efectuadas através de galeristas, é manifestamente mais acessível. Em todos os negócios e-commerce, a optimização dos recursos e, neste caso, a eliminação de outros intermediários, influencia o valor da obra.
 
Portanto, comprar arte online é uma boa oportunidade para adquirir peças únicas a preços bastante acessíveis.
 

3. Disponibilidade imediata

No mercado online pode fazer a sua pesquisa e análise a qualquer hora do dia ou da noite, nos 365 dias do ano. As plataformas online não têm horário de abertura, fins-de-semana ou férias. Para além disso, o envio das obras que adquire é tratado com a máxima urgência.
 


Especialistas no mercado

A acompanhar o seu tempo, a P55, a plataforma de bens de luxo em segunda mão e leiloeira, oferece esta nova experiência – a de comprar arte online. Garante o valor e a integridade de todas as peças em exposição e proporciona-lhe uma experiência cómoda, económica, segura - em termos do valor certificado e autenticidade das peças - e, certamente, um investimento muito rentável.
 
Do seu acervo fazem parte artistas como Artur Bual, Cruzeiro Seixas, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, Júlio Pomar, Júlio Resende, Julião Sarmento, Mário Cesariny, Maria Helena Vieira da Silva e outros tantos artistas internacionais, dos quais destacamos Andy Warhol e Pablo Picasso.
 
Interessado? Então, visite a página online da P55.

Veja também:

Continuar a Ler