Vale a pena comprar bitcoins?

Já ouviu falar de bitcoins? Saiba o que é e quais as suas vantagens e desvantagens para avaliar se vale a pena comprar bitcoins.

Vale a pena comprar bitcoins?
Vantagens e desvantagens.

Inicialmente as bitcoins surgiram no âmbito dos jogos de computador e compras online, mas entretanto evoluíram para meios de pagamento em lojas, sendo possível trocá-las por euros e até já existem, em Portugal, máquinas ATM de bitcoins. A discussão em torno das moedas digitais ou virtuais, como são conhecidas as bitcoins, prolifera um pouco por todo lado e há quem as considere um investimento. Mas será que vale a pena comprar bitcoins? Conheça as vantagens e desvantagens das bitcoins e saiba se vale a pena comprar bitcoins. 
 

O que é a bitcoin?

A bitcoin é uma moeda totalmente digital/virtual (tal como outras que, entretanto, foram surgindo), independente e descentralizada, pois não depende de qualquer entidade intermediária (Banco). Assim, a comunicação é feita de pessoa para pessoa (P2P), entre os utilizadores – de uma conta digital de usuário para outra.

É uma moeda universal, ou seja, pode ser utilizada para transações em qualquer parte do mundo, desde que a loja online ou física aceite bitcoins. Como não necessita de uma instituição intermediária o utilizador pode enviar bitcoins sem pagar nenhuma taxa ou por uma taxa simbólica. A diferença é que sem taxa a transação irá demorar um pouco mais tempo (minutos). Todavia, não estão legalmente enquadradas, por isso a sua aceitação não é obrigatória, assim sendo, o risco é suportado inteiramente pelo utilizador. 

 

Vantagens das bitcoins

  • É rápido. Uma transação para qualquer parte do mundo com bitcoins pode demorar entre segundos e dez minutos, consoante o pagamento ou não da taxa simbólica. Uma transferência internacional normal pode demorar até cinco dias;
  • É barato. Cada transação custa 0,005% bitcoins;
  • Não existe desvalorização da moeda por “imprimir” mais bitcoins. É a relação entre oferta e a procura que gera a imprevisibilidade da cotação, ou seja, não está sujeita às regras e variações da economia padrão;
  • Todas as transações são confirmadas de forma distribuída por computadores, demorando esse processo, em média, uma hora. Uma biticoin não pode ser reproduzida nem transferida.
 

Desvantagens das bitcoins

  • Incorre em maiores riscos de segurança. As bitcoins não são reguladas, necessitando de uma maior preocupação com a segurança. O próprio Banco de Portugal emitiu um comunicado alertando para o facto de a bitcoin não ser de aceitação obrigatória e de não existir um fundo para proteção dos depositantes/investidores;
  • Risco de pirataria informática. Existe o risco de falência e de assalto à carteira digital por ações de piratas informáticos;
  • As variações do valor da moeda são constantes e muitas vezes bruscas;
  • Possibilidade de uso para atividades criminosas. É sabido que as bitcoins são muitas vezes usadas em transações de drogas ou para jogos de sorte/azar. Podem também ser utilizadas indevidamente, noutras atividades criminosas, como no branqueamento de capitais.
 

Vale a pena comprar bitcoins?

As bitcoins podem ser interessantes para quem procura formas fáceis e céleres de realizar pagamentos, mas é importante que os utilizadores tenham bem presente os riscos associados a este tipo de investimento.


Veja também: