Publicidade:

Comprar bitcoins: saiba como e porquê

Se pensa em comprar bitcoins, saiba por onde deve começar o planeamento. Saiba o que é e quais as vantagens e desvantagens para saber se vale o investimento.

Comprar bitcoins: saiba como e porquê
Cada vez mais lugares aceitam a criptomoeda como forma de pagamento

Com a oferta crescente e a popularização da criptomoedacomprar bitcoins tornou-se um processo ainda mais fácil e rápido.

Apesar das especulações do mercado financeiro de que o negócio possa ser uma bolha prestes a estourar e levar muitos investidores a perderem tudo o que conquistaram, muitos ainda estão atrás do seu próprio montante de ouro virtual e dos lucros rápidos.

Como comprar bitcoins


Inicialmente, as bitcoins surgiram no âmbito dos jogos de computador e compras online, mas entretanto evoluíram para meios de pagamento em lojas, sendo possível trocá-las por euros e até já existem, em Portugal, máquinas ATM de bitcoins.

O que é a bitcoin?

bitcoin é uma moeda totalmente virtual (tal como outras que, entretanto, foram surgindo), independente e descentralizada, pois não depende de qualquer entidade intermediária. Assim, a comunicação é feita de pessoa para pessoa (P2P), entre os utilizadores – de uma conta digital de usuário para outra.

É uma moeda universal, ou seja, pode ser utilizada para transações em qualquer parte do mundo, desde que a loja online ou física aceite bitcoins.

Como não necessita de uma instituição intermediária, o utilizador pode enviar bitcoins sem pagar nenhuma taxa ou por uma taxa simbólica. A diferença é que, sem taxa, a transação irá demorar um pouco mais (minutos). Todavia, não estão legalmente enquadradas, por isso, a sua aceitação não é obrigatória, assim sendo, o risco é suportado inteiramente pelo utilizador.

A discussão em torno das moedas digitais ou virtuais, como são conhecidas as bitcoins, prolifera um pouco por todo lado e há quem as considere um investimento. Mas será que vale a pena comprar bitcoins?

Antes de comprar, é necessário ter uma carteira bitcoin para guardar e gerir o investimento. Uma carteira bitcoin funciona como uma carteira física, só que online.

Qual carteira bitcoin escolher?

Para escolher a sua carteira, tenha em mente alguns detalhes:

a) Opte, de preferência, por carteiras em que o controlo das chaves de acesso esteja sempre em posse do utilizador, sem que uma autenticação feita por servidores externos seja necessária;

b) Escolha carteiras desenvolvidas por entidades de confiança, que disponibilizam o código fonte e fazem o processo acontecer de maneira transparente.

atm

3 formas de comprar bitcoins

Atualmente, é possível comprar bitcoins de 3 maneiras: através de sites de intercâmbio, pessoalmente, através de casas especializadas ou vendedores autónomos e nas máquinas ATM.

Nos sites de intercâmbio, pode-se pagar a transação de quatro formas: cartão de crédito, débito, MBNet e transferência bancária.

As compras feitas pessoalmente requerem um pouco mais de cuidado a níveis de proteção e segurança pessoal e do seu dinheiro, mas são específicas para quem não quer ter algum tipo de problema com o banco ou pensa em fugir das taxas extras que podem ser aplicadas.

As máquinas ATM espalhadas pelo mundo permitem a compra de bitcoins de maneira simples e rápida: basta inserir o dinheiro e digitalizar o QR code da sua carteira bitcoin. Em seguida, receberá os códigos para carregar a criptomoeda na sua carteira.

3 motivos para comprar bitcoins


A criptomoeda não é brincadeira

bitcoin

Quando começou a circular no universo virtual, a bitcoin era tida como assunto de especialistas em computadores e libertários. No entanto, cada vez mais pessoas e empresas ligadas ao mundo financeiro, como as bolsas de valores em todo o mundo, passaram a prestar atenção à criptomoeda.

Os investidores agora vêem as bitcoins, e as outras moedas digitais, como ativos legítimos, tal qual as ações de mercado e as commodities (bens).

Existe uma quantidade limitada de bitcoins

Bitcoin

Uma das razões para esta criptomoeda ser tão valiosa é que existe a previsão de que apenas 21 milhões delas existam no mundo e boa parte desse valor já foi descoberto ou comprado. Neste momento, 80% das bitcoins já foram mineradas e nenhuma nova irá aparecer depois do ano de 2040.

As bitcoins são o novo ouro

gold

Talvez esta não seja a razão ideal para se decidir pela aquisição, mas as bitcoins são consideradas bens de investimento não regularizados pelos governos.

Por exemplo, ainda que o banco central de um país imprima muito papel-moeda ou que a nação seja devastada pela guerra, o valor do ouro não se modifica, o mesmo acontece com as bitcoins.

A criptomoeda existe numa rede descentralizada de computadores que transcende as fronteiras nacionais e não existe nenhuma agência reguladora que possa desvalorizá-la.

Vantagens e desvantagens das bitcoins


Vantagens das bitcoins

a) É rápido. Uma transação para qualquer parte do mundo com bitcoins pode demorar entre segundos e dez minutos, consoante o pagamento ou não da taxa simbólica. Uma transferência internacional normal pode demorar até cinco dias;

b) É barato. Cada transação custa 0,005% bitcoins;

c) Não existe desvalorização da moeda por “imprimir” mais bitcoins. É a relação entre oferta e a procura que gera a imprevisibilidade da cotação, ou seja, não está sujeita às regras e variações da economia padrão;

d) Todas as transações são confirmadas de forma distribuída por computadores, demorando esse processo, em média, uma hora. Uma bitcoin não pode ser reproduzida nem transferida.

Desvantagens das bitcoins

a) Incorre em maiores riscos de segurança. As bitcoins não são reguladas, necessitando de uma maior preocupação com a segurança. O próprio Banco de Portugal emitiu um comunicado alertando para o facto de a bitcoin não ser de aceitação obrigatória e de não existir um fundo para proteção dos depositantes/ investidores;

b) Risco de pirataria informática. Existe o risco de falência e de assalto à carteira digital por ações de piratas informáticos;

c) As variações do valor da moeda são constantes e muitas vezes bruscas;

d) Possibilidade de uso para atividades criminosas. É sabido que as bitcoins são muitas vezes usadas em transações de drogas ou para jogos de sorte/ azar. Podem também ser utilizadas, indevidamente, noutras atividades criminosas, como no branqueamento de capitais.

As bitcoins podem ser interessantes para quem procura formas fáceis e céleres de realizar pagamentos, mas é importante que os utilizadores tenham bem presente os riscos associados a este tipo de investimento.

Veja também: