4 dicas essenciais para comprar um carro familiar

Como comprar um carro familiar adequado às suas necessidades? Descubra o tipo mais económico e seguro.

4 dicas essenciais para comprar um carro familiar
Opte pela segurança e conforto

Comprar um  carro familiar deve obedecer a uma criteriosa avaliação das necessidades do seu agregado familiar. Questões como o consumo, a segurança ou o espaço, por exemplo, devem ser tidas em consideração.

No entanto, sabe-se que a compra de automóvel também está muito relacionada com aspetos sensitivos. Deixamos quatro dicas que o podem ajudar a comprar um carro familiar e a descobrir quais os modelos familiares mais económicos.

4 dicas para comprar carro familiar

1. Avalie as suas necessidades

O número de filhos do agregado familiar ou o número pretendido, bem como a utilidade que pretende dar ao carro e se é a única viatura do agregado são algumas das considerações a ter antes de comprar carro familiar. São informações vitais para saber que tipo de carro familiar deve comprar (pequenos, médios ou grandes familiares).

2. Não descure a segurança e a comodidade

Até pode gostar do exterior de um carro ou da sua condução, mas se pretende comprar carro familiar então a segurança e a comodidade devem, definitivamente, estar no topo das suas preocupações. Pesquise pelas pontuações nos testes de colisão, segurança e de conforto, por exemplo, dos carros que tem na sua lista.

3. Constituir família implica um aumento do orçamento do agregado

A compra de um carro vai aumentar ainda mais essa despesa. Assim, é importante conseguir poupar nos consumos. Analise o mercado para saber quais os carros a gasolina e gasóleo familiares mais económicos (se entender, avalie também os elétricos, híbridos e GPL).

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. – IMT disponibiliza no site um Guia de Economia de Combustível que lhe permite uma escolha informada e esclarecida sobre o consumo de combustível e as emissões de CO2. Dê uma vista de olhos na lista e saiba quais os carros familiares mais económicos.

4. Escolha a solução financeira mais indicada para o seu perfil

A realidade económica da maioria das famílias portuguesas não lhes permite comprar carro familiar a pronto, necessitando de recorrer ao crédito automóvel. Uma opção que implica juros e o pagamento de uma prestação por muitos anos.

Antes de comprar solicite várias simulações de crédito automóvel (em diferentes instituições de crédito) e considere, também, outras soluções financeiras alternativas como a locação financeira (leasing), o aluguer de longa duração (ALD) ou o renting.

Veja também: