Tudo o que deve saber sobre comprar carros antigos

Comprar carros antigos pode ser perigoso devido aos vários problemas que um carro antigo pode ter. Saiba para onde deve olhar e faça as perguntas certas.

Tudo o que deve saber sobre comprar carros antigos
Truques e dicas para conseguir um bom negócio.

No momento de comprar um novo carro há a opção entre um carro novo ou usado, mas se optar pelos usados há ainda uma sub-categoria: os clássicos. Se optar por comprar carros antigos deve estar atento a alguns pormenores, fique também a conhecer algumas dicas e onde os pode comprar.
De qualquer das formas saiba que trazer à estrada um carro antigo é das coisas mais nobres no mundo automóvel e pode até pertencer a uma família, a das associações de clássicos, que organizam eventos com alguma regularidade.
 

Cuidados a ter

Quando comprar um carro antigo lembre-se que os anos vão passando e não deixam apenas marcas nas pessoas. Também os automóveis sofrem com o tempo.
É importante estar atento a certos aspetos:
 

"Local de dormida"

Questione sempre o local onde o carro passa a noite, isto é, se costuma estar estacionado em garagem ou ao relento, porque a chuva, a humidade, o frio tornam-se mais destrutivos para os carros.
 

Borrachas

As borrachas são algo importantes pois, através delas consegue saber bastante do carro. Em relação ao ponto anterior, pode saber se o carro era mantido em garagem ou não caso estas estejam bastante deterioradas. Pode também verificar a qualidade geral do carro, já que automóveis de marcas premium não costumam desleixar-se nas borrachas, já outras marcas são bastante permissivas neste campo.
 

Ferrugem

Procure por pontos de ferrugem, pois podem originar grandes dores de cabeça aquando de um restauro. A reparação é quase impossível, havendo apenas a substituição da zona ou de toda a carroçaria como opção. Se encontrar ferrugem ao comprar carros antigos fuja deles.

 

Alguns sítios para comprar carros antigos

Para se aventura nestas andanças há vários sítios online para a compra. Uns específicos, outros mais gerais, mas onde pode encontrar bons negócios ou carros extremamente bem cuidados.  

Dicas úteis

Uma das vantagens de comprar carros antigos, além da boa ação, é sem dúvida o preço dos seguros, que é bastante mais barato. Contudo, nem todos os carros estão englobados nestes preços das seguradoras. Fale com o seu agente de seguros para saber se o carro que pretende comprar consta da lista de clássicos para dessa forma poupa algum dinheiro.

Este é um caso mais específico. Tenha especial atenção à Citroën Dyane: estes carros antigos têm uma particularidade. São muito frágeis e costumam vergar ligeiramente a meio quando são levantados nos elevadores das oficinas, ou também numa utilização um pouco mais agressiva. Muitos dos que estão à venda são reforçados para se manterem estáveis.


Veja também: