Como comprar casa ao banco

Dicas e cuidados a ter para comprar casa ao banco. Saiba como aquirir habitação às instituições financeiras, retirando o melhor proveito dessa opção.

Como comprar casa ao banco
Dicas úteis

Se há mercado que sofreu uma enorme transformação com a crise foi o imobiliário. As dificuldades financeiras dos agregados familiares levaram ao incumprimento do pagamento das prestações do crédito à habitação, o que originou, por sua vez, a penhora pelos bancos de muitos desses imóveis. Para além disso, os bancos tornaram-se mais rigorosos na concessão de empréstimos.

Assim, um das formas mais acessíveis de adquirir habitação própria é precisamente comprar casa ao banco, pois os consumidores usufruem de condições especiais de financiamento para a aquisição de um imóvel detido por este, além de outras vantagens.
Saiba como comprar casa ao banco e conheça algumas dicas para o fazer.
 

4 opções para comprar casa ao banco

De forma a vender os imóveis que detêm em carteira, os bancos utilizam vários meios para os divulgar. Assim, os consumidores poderão recorrer as seguintes opções para encontrar e comprar casa ao banco:

1. Diretamente nos balcões dos bancos;

2. Nas redes de mediadores imobiliários usadas pelas entidades financeiras para o efeito;

3. Sites especializados na compra, venda e arrendamento de imóveis, onde poderá pesquisar por preço, localização e tipologia, conforme o que desejar. Pode, ainda, entrar em contacto com o banco para solicitar informações adicionais e até iniciar o processo de negociação de compra de casa ao banco. Alguns exemplos: LardoceLar; Casa Sapo

4. Sites de imobiliário pertencentes aos próprios bancos. As opções de pesquisa são idênticas a outros sites vocacionados para a compra de casa. Alguns bancos até promovem aqui a realização de leilões - pontuais - de imóveis. Alguns exemplos: BPI Expresso Imobiliário; Caixa Imobiliário; Millennium BCP.

O processo de compra da casa ao bano pode iniciar-se em qualquer um destes meios, devendo depois entrar em contacto com o banco para proceder à negociação. 

 

Dicas úteis

  • Visite sempre o imóvel em questão antes de efetivar a compra;
  • Avalie cuidadosamente as condições do contrato de crédito à habitação. Saiba, por exemplo, quais as vantagens de financiamento, associadas à compra de casa ao banco, sua duração (podem ser válidas apenas no período inicial do empréstimo) e condições de acesso (pode implicar a contratação de um pacote de produtos e serviços bancários).


Veja também: