4 coisas que tem de saber antes de comprar casas modulares

As casas modulares apresentam características diferentes das de alvenaria: conheça aqui as suas especificidades.

4 coisas que tem de saber antes de comprar casas modulares
Opções mais amigas do ambiente

Se está a pensar comprar casas modulares, saberá que este tipo de construção é bastante versátil - podem ser feitas casas fixas ou móveis -, pelo que se tornam uma excelente opção para vários tipos de edifícios como moradias, bungalows, espaços públicos, garagens ou armazéns e até estruturas como pontes, alpendres, pérgulas e terraços.


Antes de comprar casas modulares, convém saber...

As casas modulares são geralmente mais baratas do que as casas de construção tradicional e a principal razão prende-se com o facto de tudo ser construído em fábrica e montado depois no local, o que reduz significativamente o tempo de construção. Por outro lado, também os materiais utilizados podem contribuir para essa diferença de preço.


Os módulos

As casas modulares são constituídas, como a palavra indica, por módulos pré-construídos, mas que são completamente ajustáveis às preferências do consumidor, tanto em tamanho como em disposição in loco. As empresas de casas modulares têm, geralmente, à disposição dos seus clientes designers que ajudam na personalização de cada módulo ou casa, para que se adeque completamente ao seu estilo e às suas necessidades.



O ambiente

Este tipo de construção é mais eficiente em termos de gestão de recursos ambientais, pois o facto de os módulos serem construídos em fábrica reduz os desperdícios e lixos próprios de uma obra com uma duração maior. Além disso, é habitual terem uma caixa de ar entre o solo e o chão para que aumente a eficácia térmica, evitando o contacto com humidades, e ainda apresentam um melhor comportamento em caso de sismos. As empresas que efetuam estas construções também costumam incentivar o uso de outros elementos amigos do ambiente como painéis solares, janelas com corte térmico, salamandras e eletrodomésticos eficientes.



O Conforto

Embora estas casas sejam construídas seguindo todas as normas de segurança exigidas por lei, é talvez o conforto a longo prazo que mais fica a perder em termos de características. Na verdade, as casas modulares podem ter todas as comodidades desejadas pelo cliente, quer a nível térmico, quer acústico, quer de decoração e design. No entanto, as características inerentes ao facto de os materiais de construção serem mais leves, como o aço, por exemplo, provocam oscilações e barulhos que, com o passar do tempo, podem ser prejudiciais ao conforto oferecido pela casa.

 

Onde comprar casas modulares

Há várias empresas no mercado que se dedicam a este tipo de construção. Todas seguem as normas estipuladas mas diferenciam-se noutros pontos. O melhor para saber qual a mais indicada para aquilo que pretende é mesmo consultar os seus sites.
Para além de moradias, apartamentos e outras tipologias de casa, a IMOVIRTUAL é, também, uma escolha a ter em conta para quem quer comprar casas modulares. Não deixe de espreitar as opções. Seja o arquiteto da sua própria casa e deixe-se encantar pela versatilidade das casas modulares!

Veja também: