5 dicas para comprar coisas usadas em segurança

Siga as nossas dicas ao comprar coisas usadas, e a probabilidade de desperdiçar o seu dinheiro em algo que não presta vai reduzir

5 dicas para comprar coisas usadas em segurança
Não se deixe enganar.

Comprar coisas usadas sai mais barato do que comprar coisas novas, e por vezes arranjam-se negócios em que estamos a ter grandes descontos em algo que é praticamente novo. No entanto, é preciso ter muito cuidado, não queremos ser enganados por nenhum vendedor manhoso – existem muitos aí à solta.
 

5 dicas para não ser enganado com coisas usadas

 

1. Perceba o que está a comprar

A primeira e mais importante dica que temos para o vendedor manhoso não o apanhar, é a de saber o que está a comprar. Se souber bem o que procura vai saber ver se aquilo que quer comprar está a bom preço relativamente à qualidade.

Não vai querer poupar uns euros em algo que se fosse novo iria durar mais tempo, apesar de ser mais caro.

 

2. Veja sempre o estado do que compra

Apesar de ser possível comprar milhares de coisas online, deve ter sempre cuidado quando vai comprar coisas usadas. Se possível, veja sempre a qualidade do artigo que pretende comprar. Em alguns sites tal não é possível, e se assim for certifique-se que está protegido contra burlas.

Caso contrário, não compre. É melhor pagar mais por algo que vai realmente ser seu, do que poupar em algo que nunca vai chegar às suas mãos, ou que não vai durar – isso é deitar dinheiro fora.

 

3. Se é bom demais para ser verdade, é porque é

Um grande erro de muitas pessoas é comprar coisas usadas a preços demasiado baixos em função da condição em que estas estão. Não vai arranjar uma televisão gigante a €20 só porque é usada, nem vai arranjar um frigorífico a €40. Se conseguir, é porque dentro de uns dias estes vão deixar de funcionar.

Em caso de dúvida procure produtos semelhantes e veja o preço a que estão a ser vendidos. Não se deixe apanhar por vendedores desonestos.

 

4. Compre apenas a quem confia

Comprar coisas usadas pode ser uma excelente forma de poupar dinheiro, mas também pode ser uma excelente forma de ficar sem ele se for enganado. Faça por comprar coisas apenas a vendedores em que confia. Mesmo que sejam desconhecidos, peça informação e tente ter segurança na compra.

Felizmente ainda há por aí muitas pessoas honestas, logo há de encontrar em quem confiar.


5. Faça perguntas

Em último caso, para comprar em segurança, faça o maior número de perguntas possível. Entre em detalhe nas perguntas que faz sobre o produto: a sua origem, a razão de venda, o porquê do preço, etc. Se achar relevante, pergunte. Com algumas perguntas bem colocadas, pode aprender muita coisa – tanto acerca do produto, como do vendedor.
Água e Luz: 50% de Desconto em 3 meses >>
Veja também: