Publicidade:

Comprar e vender carros para ganhar dinheiro: regras essenciais

Já terá pensado se vale a pena comprar e vender carros para ganhar dinheiro. Conheça os riscos e os passos legais associados a este tipo de negócios.

Comprar e vender carros para ganhar dinheiro: regras essenciais
Saiba mais sobre este tipo de negócios

Para muitos, comprar e vender carros para ganhar dinheiro pode parecer um negócio arriscado e sem grandes garantias de lucro. Ainda assim, este tipo de “empreitadas” podem trazer-lhe quantias bem simpáticas. Esqueça os preconceitos e saiba como ganhar dinheiro com o seu carro antigo. Não se esqueça: a honestidade é o ponto de partida para o verdadeiro sucesso de qualquer negócio.

Seja vendedor/comprador profissional ou não, comprar e vender carros para ganhar dinheiro não tem de ser uma tarefa impossível. Existem algumas técnicas que vão ajudá-lo a melhorar e a valorizar o estado do seu automóvel sem que tenha de investir grandes quantias de dinheiro. Mas há mais: independentemente da quilometragem ou do ano da primeira matrícula, o mercado conta com diversos compradores profissionais que podem estar interessados no seu carro.

Vale mesmo a pena comprar e vender carros para ganhar dinheiro?

comprar-e-vender-carros-para-ganhar-dinheiro

Se está à procura de dinheiro rápido e fácil, lamentamos informar que este não é o caminho a seguir. Este é um bom negócio se tiver algum capital para investir na compra de veículos e se souber identificar quais os carros que estão a ser subvalorizados no mercado.

Se tiver “bom olho” para o negócio automóvel, terá ainda de investir no melhoramento dos veículos para que os consiga vender a um preço justo e que lhe garanta uma margem de lucro. Não espera facilidades: o mercado é feroz e terá de ter perseverança se quiser ter sucesso neste ramo.

Comprar e vender carros para ganhar dinheiro: dicas práticas

Para ser bem-sucedido não basta conhecer todos os modelos e motorizações, é preciso conhecer o mercado automóvel e estar preparado para todos os cenários.

A idade do veículo e a quilometragem são fatores fundamentais para a desvalorização dos carros e, infelizmente, essa situação é incontornável. Ainda assim, se puder resolver algumas imperfeições ou avarias de forma gratuita, entre em contacto com a seguradora: é possível que a cobertura da sua apólice permita pequenas reparações gratuitas, o que acaba por valorizar o carro de forma considerável.

Mas há mais: garanta que a primeira impressão do veículo é a melhor possível. Faça uma boa limpeza por dentro e por fora, garanta o bom estado de todas as peças e elimine todos os odores dentro do habitáculo. Estes factores podem não influenciar no preço de venda, mas afetam a disposição de um possível comprador em avançar com o negócio.

No final, pode pedir uma avaliação profissional para saber qual o verdadeiro valor do seu carro. Dessa forma poderá definir os preços e a margem de lucro para o negócio.

Comprar e vender carro para ganhar dinheiro: documentos necessários

Se vai vender os seus carros, garanta toda a legalidade do processo. Tenha consigo toda a documentação do veículo, bem como a papelada necessária para a realização do negócio: falamos do contrato de compra e venda, onde deve ser discriminado o preço, a matrícula e ano de fabrico do automóvel.

declaração de venda automóvel também identifica os intervenientes do negócio. O seu preenchimento é bastante rápido e simples, mas leia sempre antes de assinar e rubricar qualquer página. A lei não obriga a ter as assinaturas reconhecidas, mas aconselhamos ao reconhecimento das assinaturas num notário.

Mas há mais procedimentos a seguir: a venda obriga à entrega de documento de identificação do veículo (o DUA). Devidamente autenticado pelo IMTT e acompanhado de uma guia, serve de comprovativo ao novo registo.

Assim que é feita a notificação da transmissão ao IMTT, pode contactar a sua seguradora e proceder à anulação do seguro. Dessa forma passa a estar desvinculado de qualquer responsabilidade do veículo que vendeu.

Veja também: