Vale a pena comprar e vender carros para ganhar dinheiro?

Já pensou em comprar e vender carros para conseguir ganhar algum dinheiro extra? Este pode ser um excelente negócio, mas o sucesso não é fácil.

Vale a pena comprar e vender carros para ganhar dinheiro?
Conheça alguns requisitos para fazer com que valha.

Todos nós conhecemos alguém que está sempre a comprar e vender carros, seja para poder experimentar o maior número possível, seja para conseguir ganhar algum dinheiro. Este é um negócio que pode vir a render bastante mas que, como qualquer outro, pode ser uma boa forma de deitar dinheiro fora. Posto isto, há certos pontos a considerar antes de se meter neste tipo de atividade.
 

É um bom negócio?

Comprar e vender carros é um bom negócio se você for capaz de valorizar os carros que vai querer vender e se for capaz de identificar carros que estejam a ser subvalorizados. Juntando estas habilidades a um bom plano de negócios, será capaz de lucrar. 

Vai precisar de algum capital inicial, pois terá não só de suportar o que paga pelos carros, mas tem também de contar com o dinheiro que vai gastar a valorizá-los e a encontrar possíveis clientes, seja através de plataformas online ou de outras mais tradicionais como a distribuição de panfletos. 

Note que este não é um negócio fácil, pois vai precisar de se esforçar para valorizar os veículos que encontrar, e quando tiver de arranjar clientes terá de lidar com muita competição. Isto além de ter que vender carros em excelentes condições para não vir a ter problemas no futuro.
 

Precisa de conhecer bem o mercado

Está claro que, para ganhar dinheiro ao comprar e vender carros, e preciso perceber de carros, mas não só em termos de conhecer todos os modelos ao pormenor, mas também de perceber o mercado automóvel. Precisa não só de saber quanto vale um carro, independentemente do seu estado, mas também de conhecer quais os que vendem mais e porquê, além de ter de saber ligar um determinado tipo de carro a um tipo de cliente. Uma família, por exemplo, não deve estar muito interessada num Lamborghini.

É importante, também, saber identificar pechinchas quando as vê, pois se comprar um carro a preços acima daquilo que deve, quando o for tentar vender não será fácil encontrar alguém que pague o suficiente para vir a ter lucro. 
 

É preciso saber negociar

Comprar e vender carros implica não só conhecer o mundo automóvel de trás para a frente, como implica também saber vender e saber negociar, pois assim conseguirá tirar proveito de todas as oportunidades que lhe aparecerem à frente, o que ajuda a melhorar o negócio.

Ser bom negociador pode significar a diferença entre fazer com que a compra e venda de carros o ajude a suportar algumas despesas, ou que esta melhore significativamente a sua qualidade de vida.


Veja também: