Vale a pena comprar um Mac usado?

Quais são os prós e os contras? E os cuidados a ter? Será que vale mesmo a pena comprar um Mac usado?

Vale a pena comprar um Mac usado?
Será que vale a pena o risco?

A probabilidade de um Mac usado custar tanto como um computador Windows como novo é grande… e esta é uma das grandes premissas que nos levam a perguntar se vale mesmo a pena comprar um Mac usado! Será que vale a pena o risco? Quais são os prós e os contras? E que cuidados é que deve ter quando anda a procura de um Mac usado para comprar? Fique a saber tudo!
 

Os prós

O facto de ser Apple… ser Apple é, de imediato, sinónimo de qualidade! Em primeiro lugar, o design… O corpo do Mac é praticamente todo feito em apenas duas peças que encaixam perfeitamente uma na outra. Para além disso, a resistência… o acabamento em liga de magnésio e alumínio conferem uma durabilidade bem maior aos Macs.

O alto desempenho dos produtos da Apple está mais do que “cientificamente” provado. Até mesmo os dispositivos que não possuem os processadores mais recentes ou muita memória RAM. É normal ver-se vários Macs com alguma idade a “correr” programas atuais com grande facilidade.

 

Os contras

Tal como já temos vindo a alertar em relação a outros produtos fabricados pela Apple, o facto de não ser possível fazer um “upgrade” pode dificultar imenso a operação. Não é possível abrir o Mac e colocar mais memória RAM lá dentro, por exemplo. E o Mac usado que tem debaixo de olho pode não ter memória suficiente para as exigências atuais.

A bateria também pode ser uma grande dor de cabeça uma vez que já cumpriu diversos ciclos de utilização e já se encontra algo gasta.

O preço… pode ser algo caro em relação a alguns computadores Windows novos e com um melhor hardware.

A assistência técnica, conhecida por Apple Care, poderá já ter acabado. Isto quer dizer que o Mac já não possui a garantia da fábrica e isso poderá obriga-lo a comprar alguma extensão destas garantias.

 

Vale a pena? Que cuidados a ter?

Não lhe conseguimos dar uma resposta definitiva. Por um lado, acreditamos que Apple é Apple… Por outro lado, também nos custa dizer que vale a pena gastar tanto em algo que pode vir a ser ultrapassado rapidamente. Então… que cuidados a ter antes de comprar um Mac usado?

Em primeiro lugar, precisa de perceber se os componentes físicos como o processador, a memória RAM e o disco se adequam às suas necessidades e às necessidades dos programas atuais. Esta parte é muito importante! Tal como também é importante não ter vergonha de pedir ajuda a quem percebe mais disso…

Verifique também o desempenho do Mac! Nada como utilizá-lo ou testá-lo uma ou duas vezes para perceber em que estado é que este se encontra.

Veja também: