6 dicas para comprar o primeiro carro

Comprar o primeiro carro é uma decisão que pode ser intimidante. Fazer uma pesquisa, traçar um orçamento e fazer um test drive são algumas das dicas.

6 dicas para comprar o primeiro carro
Sugestões para comprar o primeiro carro

Nunca ninguém esquece o seu primeiro carro. E toda a gente tem imensas dúvidas e questões antes de comprar o primeiro carro: qual a marca e modelo a escolher, onde comprar, que tipo de carro comprar, etc.

Comprar o primeiro carro é excitante mas há muito a decidir, ponderar e gerir, pelo que planear é sempre a melhor opção.

Fique a conhecer os passos que deve dar antes de comprar o primeiro carro.

O que fazer antes de comprar o primeiro carro

1. Traçar um orçamento realista

É importante saber quanto é que pode gastar por mês com o carro e com as suas respetivas despesas. Nunca se esqueça de que, para além de pagar o carro em si, depois vai ter despesas fixas: combustível, seguro, IUC e manutenção.

2. Conheça as suas necessidades

Quem não gostava de ter um carro desportivo ou um carro descapotável? Veja bem quais são as suas necessidades e compre um carro em função do que realmente precisa e não daquilo que gostava de ter. Por exemplo, se tiver uma família grande vai precisar de comprar uma viatura diferente do que se apenas andar de carro sozinho. Tudo isto tem impacto não só no preço do veículo, mas também nas despesas fixas inerentes ao mesmo.

3. Faça o trabalho de casa

Nunca foi tão fácil pesquisar sobre o que quer que seja como é nos dias de hoje. Existe imensa informação online sobre carros novos e usados. Pode também fazer pesquisas de acordo com as suas necessidades, orçamento e modelos. Assim que tiver feito o trabalho de casa, compare-o com os seus gostos e instintos. Assim terá uma ideia mais sólida acerca do que pretende e do que há no mercado que se adeque a si.

4. Encontre um vendedor local

O ato de comprar um carro pela primeira pode provocar ansiedade. Por isso é importante conhecer bem a pessoa ou o stand onde vai comprar a viatura. Os carros são cada vez mais seguros e fiáveis, mas é fundamental que quem os venda também o seja. Tente sempre conhecer melhor os vendedores locais e compare preços e condições de venda.

carros

5. Faça um test drive

Com todas as oportunidades que a informação online lhe dá para a sua pesquisa sobre a potencial compra, não deve pôr de parte o test drive. Não há nada como sentar-se atrás do volante e conduzir o carro para ajudar na decisão. E há outras variáveis que só um test drive ajuda a avaliar: altura do assento, toque do volante, condução geral do carro, etc. Demore pelo menos meia hora a fazer o test drive e vá também à auto-estrada.

6. Feche o negócio

Assim que tiver feito todo o trabalho de casa, avaliado as suas necessidades, preparado o orçamento, falado com o seu mecânico, escolhido o vendedor e experimentado o carro, está na hora de fechar o negócio. Leia bem toda a papelada e pergunte sempre que tenha dúvidas. E desfrute de todo o processo. Afinal, só se compra um carro pela primeira vez uma vez na vida.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.

Também lhe pode interessar: