6 cuidados a ter antes de comprar um smartphone usado

Se está a pensar comprar um smartphone usado fique ciente de que deve ter algum cuidado…

6 cuidados a ter antes de comprar um smartphone usado
Há alguns cuidados a ter em conta…

Comprar um smartphone usado pode ser o melhor que temos a fazer uma vez que acabamos por poupar imenso dinheiro em dispositivos que, apesar de já estarem usados, ainda estão longe de se tornarem obsoletos. Contudo, se está a pensar comprar um smartphone usado, fique ciente de que existem alguns cuidados a ter para que não saia a perder.

Num mundo cada vez mais “pequeno” onde podemos comprar dispositivos em segunda mão vindos de qualquer parte do globo é necessário ter sempre alguns cuidados para que não seja enganado. Estivemos a pensar e elaborámos uma lista com 6 cuidados a ter antes de comprar um smartphone usado.
 

1. Prefira o presencial

Hoje em dia é possível comprar um smartphone usado vindos de Espanha, da Alemanha ou do Reino Unido. Pode ainda ir mais longe e comprar nos Estados Unidos, Austrália ou China. O problema destes negócios é que o comprador é obrigado a confiar em toda a informação disponibilizada pelo vendedor. E esta, por vezes, não corresponde inteiramente à verdade. O nosso primeiro conselho? Prefira fazer negócio presencialmente onde pode comprovar toda a informação dada pelo vendedor. Mesmo que isso lhe custe um pouco mais!

 

2. O estado físico

Parece completamente descabido apontar esta característica nos cuidados a ter quando comprar um smartphone usado. É claro que o estado físico do smartphone pode fazer toda a diferença. Seja presencialmente ou pela internet, tente escrutinar todas as falhas, todos os riscos, todas as rachas que existem. Se o smartphone estiver em muito mau estado, isso pode significar que tem sofrido muitas quedas… e isso não é bom para os componentes internos. E não se esqueça de dar atenção às portas USB e ao estado da bateria! 

 

3. Smartphone roubado?

Seria ingénuo pensar que todos os smartphones vendidos em segunda mão têm origem legal. Não, não é bem assim… às vezes encontramos smartphones à venda na internet que foram roubados. Se não quiser arriscar-se a ter a polícia à porta, peça o IMEI ao vendedor e descubra o historial do dispositivo que pretende comprar aqui.

 

4. Especificações técnicas

Parece que estamos sempre a “bater na mesma tecla” mas a verdade é que há uma característica que deve sempre ter em conta na hora de comprar um smartphone usado (ou até mesmo novo). As especificações técnicas vão de encontro ao que necessita? Ou não precisa de algo tão bom? Se quer aprender um pouco mais acerca disto, temos o artigo ideal para si: como escolher um smartphone.

 

5. Desbloqueado?

É um dos cuidados mais importantes que deve ter em conta na altura de comprar um smartphone usado. Quando compra um smartphone, este encontra-se, regra geral, bloqueado a uma rede específica. Se comprar um smartphone na Vodafone, por exemplo, ele não aceita cartões de outras redes. Quando comprar um smartphone usado certifique-se de que este está desbloqueado para qualquer rede.

 

6. Proteção do comprador

A internet está cheia de histórias de compradores que enviaram o dinheiro mas que acabaram por não receber nada. Há vários portais de venda (Ebay, por exemplo) que insistem na transação através do PayPal uma vez que este serviço oferece uma proteção ao comprador. Se o comprador não receber o produto, o dinheiro é-lhe devolvido.


Veja também: