Vale a pena comprar um carro com 200 mil km?

Saiba se deve comprar um carro com 200 mil km. Tome nota dos cuidados a ter e das melhores dicas para comprar carros com alta quilometragem.

Vale a pena comprar um carro com 200 mil km?
Saiba o que deve considerar antes de comprar um carro

Comprar um carro com 200 mil km é uma ideia que não passará pela cabeça de muita gente. Na realidade, em Portugal, existe quase um estigma associado aos denominados carros de alta quilometragem.

É lugar comum dizer-se que deve vender o carro ao fim de dois ou três anos, no máximo cinco, ou antes que chegue aos 100 mil km. Entre outros argumentos, é dito que a durabilidade do motor pode ser afetada e que a partir dessa altura só dará problemas. No entanto, a verdade não é assim tão linear.

Comprar um carro com 200 mil km: sim ou não?

A resposta a esta pergunta depende de vários fatores. Porém, há dois mitos que devem ser completamente afastados:

  • quilometragem do motor não é o único, nem mesmo o mais importante, fator a considerar antes de comprar um carro usado;
  • Não existe nenhuma barreira (além da meramente psicológica) de quilómetros ou anos, por si só, que quando ultrapassada aconselhe à não compra de determinado carro.

Assim, a resposta sobre se vale a pena ou não comprar um carro com 200 mil km depende essencialmente da utilização do carro, ou seja, se o veículo está bem cuidado.

Fatores importantes a considerar antes de comprar um carro

Na hora de comprar um carro usado, há alguns pontos a considerar, nomeadamente:

Se o carro com  200 mil km cumpre os pontos acima, então, pode mesmo ser uma boa compra. Procure ainda informação sobre a utilização do veículo, nomeadamente:

Por exemplo, se o veículo esteve guardado numa garagem e se a utilização habitual foi em estrada e não em zonas urbanas, são mais duas razões para confiar na qualidade do veículo.

Note que, um carro com 200 mil km, conduzido essencialmente em vias rápidas e autoestradas, muito provavelmente, estará em melhores condições do que um veículo, com muito menos quilometragem, mas que tenha utilização preferencial em zonas urbanas, o denominado ‘pára e arranca’.

Comprar um carro com 200 mil km: cuidados a ter

Por fim, deixamos uma pequena checklist, com alguns pontos a confirmar antes de adquiri um carro com muitos quilómetros. Tome nota:

  • Verifique se o livro de revisões está carimbado;
  • Idealmente, antes de fechar o negócio, leve o carro a um mecânico da sua confiança para detetar eventuais ruídos ou problemas;
  • Solicite um test-drive;
  • Pesquise cuidadosamente para saber se os motores dos carros que vai comprar são habitualmente fiáveis;
  • Procure saber se é um carro acidentado.

 

Veja também: