Compras em Londres: as melhores ruas, lojas e mercados

Londres é um excelente destino para fazer compras. Desde lojas e produtos originais a templos clássicos do consumo, aqui há de tudo. Vamos às compras?

Compras em Londres: as melhores ruas, lojas e mercados
Ir às compras em Londres é uma tentação

Ainda que a globalização tenha atenuado as diferenças entre os países, ainda é vulgar encontrarmos na capital inglesa lojas e produtos diferentes do que se encontra por cá. Ir às compras em Londres é por isso tão ou mais excitante do que visitar os monumentos da cidade.

Uma vez em Londres, ir às compras deve fazer parte do seu roteiro, tal a miríade de ruas e galerias comerciais, lojas únicas e coloridos mercados à sua espera. E se o seu orçamento não permitir grandes extravagâncias, concentre-se nas montras e encare a atividade como um passeio cultural: verá que vale a pena.
 

Onde fazer compras em Londres


Ruas comerciais

ruas

Oxford Street 

É a rua comercial mais conhecida da capital inglesa. E por que será? Porque é uma artéria com longa tradição no comércio londrino, com mais de 300 lojas. Tanto acolhe a popular Primark como a trendy Topshop, entre inúmeras outras marcas de roupa. Há também grandes armazéns, que vendem de tudo um pouco, como o John Lewis.

Regent Street 
Também no coração de Londres, esta rua apresenta uma elegância peculiar, sendo aqui que estão instaladas lojas tão sonantes como uma gigantesca Apple Store, a famosa loja de brinquedos Hamleys e os grandes armazéns Liberty, instalados desde 1924 num curioso edifício de estilo Tudor.

Bond Street
Pretende um pouco mais de luxo? Então Bond Street é a resposta certa. É aqui que terá mais probabilidades de se cruzar com celebridades pois é nesta rua que estão instaladas marcas como Burberry, Louis Vuitton ou a exclusiva Tiffany & Co.

Carnaby Street
Não muito longe fica Carnaby Street, com mais de 150 lojas, muitas delas alternativas, e mais de 50 pubs e restaurantes. Ainda na zona de Carnaby fica o bonito Newburgh Quarter, onde encontra não só lojas icónicas como boutiques arrojadas de designers emergentes.

Covent Garden 
Esta é outra zona de excelência para fazer compras em Londres. Em Covent Garden, para além das lojas variadas - de livrarias a lojas de roupa e acessórios de moda – a sua oferta de bares e restaurantes é incrível.
 


Grandes Armazéns

armazéns

Harrod’s

O gigante Harrod's dispensa apresentações. No entanto, está aqui na lista pelo edifício em si e pela forma elegante e sofisticada como estão organizados os seus pisos, já que para comprar os preços não são propriamente sedutores.

Destaque para a pastelaria e a loja gourmet, com montras de fazer revirar os olhos. Aproveite e faça uma visita às sumptuosas casas de banho, onde até pode retocar o perfume, com várias fragrâncias à sua escolha.

O Harvey Nichols e o Fortnum & Mason são outros grandes armazéns de Londres que merecem uma visita, mesmo que saia de lá sem sacos na mão.
 


Mercados

mercados

Borough Market 

Situado na margem sul do rio Tamisa, o Borough Market é o mais famoso mercado londrino de frescos e alimentação. As bancas de legumes são surpreendentes, assim como as de pão, enchidos e queijo. Os aromas e os tons dos produtos formam uma atmosfera vibrante e é praticamente impossível sair de lá de mãos vazias. Para quem está de passagem, as especiarias e as conservas são verdadeiras tentações.

Camden Town
É a zona mais alternativa e extravagante de Londres e aqui não faltam mercados para se perder, com destaque para as antiguidades e artigos em segunda mão do Stables Market. Já no vizinho Camden Market, o maior mercado de Londres, os responsáveis dizem que há mais de 1000 bancas, lojas e restaurantes para explorar.

portobello

Portobello Market
É no bairro londrino de Notting Hill que fica o maior mercado de antiguidades do mundo: o Portobello Road Market. Mas por aqui há mais para ver e comprar do que velharias caras. As bancas e as lojas sucedem-se e, nomeadamente à sexta-feira e ao sábado, é uma das zonas mais movimentadas da cidade. É por estas bandas que encontra uma das lojas da Cath Kidston e a livraria especializada em culinária Books for Cooks. Boas compras em Londres!

Veja também: