Compras em Roma: os locais mais apetecíveis

Em Roma, não se visitam só museus e monumentos. As lojas e os mercados são eles próprios verdadeiros ex-libris, que vale a pena conhecer. Confira o nosso guia de compras.

Compras em Roma: os locais mais apetecíveis
Lojas de rua: uma tentação em Roma

Fonte da imagem: ItalyPocketGuide

Fazer compras em Roma é uma atividade tentadora para qualquer visitante. Desde as famosas marcas de roupa às peças de design, passando pelos produtos gastronómicos e terminando nos souvenirs irresistíveis, é sempre bom poder trazer um pouco de Itália connosco.

Se está a pensar visitar a capital italiana, comece já a fazer um mealheiro para as compras e conheça as melhores lojas e as ruas mais comerciais da cidade, assim como os shoppings e os mercados mais procurados. Está tudo neste guia de compras em Roma.

Os melhores locais para compras na capital italiana

Ruas a não perder

ruas para compras em romaFonte da imagem: Travel365

Via Condotti

Nem que seja só para admirar as montras – window shopping, na expressão inglesa – um passeio nesta e nas ruas circundantes é obrigatório. Estamos no coração de Roma e é aqui, na Via Condotti e junto à Escadaria de Espanha, bem como em artérias que irradiam a partir desta área, como Via Frattina, Via Borgognona, Via Bocca de Leone e Via Sistina, que vai encontrar as mais conhecidas marcas de luxo italianas. Prada, Fendi, Armani, Versace, Gucci e Bulgari, são apenas algumas das lojas que o vão fazer suspirar.

Via del Corso e Via Cola di Rienzo

Se procura roupa acessível e lojas de marcas como Zara, Benetton ou Nike, então a Via del Corso e a zona entre Piazza Venezia e Piazza del Popolo, são as direções certas. É aqui que os romanos jovens e de classe média e média alta gostam de fazer compras, ainda que se tenham de misturar com as multidões de turistas.

No bairro Prati, não muito longe da Praça de S. Pedro, também encontrará uma rua com bastante oferta comercial, com a vantagem de se tratar de uma zona mais calma: falamos da Via Cola di Rienzo, onde para além das marcas de roupa de cadeias internacionais, poderá explorar lojas como a Castroni, de produtos alimentares.

Via del Governo Vecchio e Via dei Coronari

via el governo vecchio romaFonte da imagem: SpottedByLocals

Para produtos italianos sem o valor acrescentado das marcas famosas, desde roupa a artigos em pele, espreite as lojas em redor da Piazza Navona, nomeadamente a Via del Governo Vecchio e a Via dei Coronari, com um ambiente bem pitoresco.

Lojas irresistíveis

lojas romaFonte da imagem: Alexala

Borsalino

Uma das mais antigas e nostálgicas lojas da cidade, a Borsalino existe desde 1857. Especializada em chapéus, é extensa a sua lista de clientes célebres. Audrey Hepburn, Greta Garbo e James Dean, são apenas alguns dos nomes sonantes que contaram com chapéus Borsalino no seu guarda-fatos. Ainda hoje são fabricados à mão com todos os detalhes das peças únicas e intemporais. Fica no centro histórico da cidade, atrás do Panteão.

C.u.c.i.n.a.

É assim mesmo, em sigla, que se escreve o nome desta loja. E o que quer dizer? “come una cucina ispira nuovi appetiti’, ou seja, “como uma cozinha inspira novos apetites”. É fácil de imaginar o tipo de produtos à venda: acessórios de cozinha e artigos para culinária e refeições. Uma loja obrigatória, numa cidade e num país onde a cozinha é valioso património. A maior fica perto da Praça de Espanha, mas há mais espaços C.u.c.i.n.a. espalhados pela cidade.

Il Papiro

Igualmente situada junto ao Panteão, está a il Papiro, uma loja que permite fazer uma pausa nas tecnologias e regressar ao prazer e à beleza das comunicações personalizadas, em papel e com toda a elegância. Selos para lacre, carimbos, postais, envelopes e papel de carta clássicos, canetas e esferográficas cheias de estilo, cadernos artesanais. Deixe-se perder nesta charmosa papelaria, que nasceu em Florença e agora está em vários pontos do globo.

Eataly

eataly romaFonte da imagem: 10Best.com

Continuando no tema da alimentação, neste guia de compras em Roma não podíamos deixar de falar no espaço Eataly, o maior desta cadeia italiana, atualmente presente em vários países. São quatro pisos e 17 mil m2, oferecendo desde um mercado com mais de 14 mil produtos ‘made in Italy’, até 23 restaurantes e cafetarias, onde é possível almoçar, jantar ou apenas provar iguarias italianas das muitas bancas de degustação. Este espaço delicioso fica no antigo terminal aéreo da estação de comboios Ostiense.

Shoppings e Grandes Armazéns

la rinascente romaFonte da imagem: La Rinascente

Se gosta do conceito ‘tudo em um’ quando se trata de compras, não deixe de explorar estes locais em Roma ou nas proximidades:

Mercados de antiguidades e artigos em 2ª mão

mercado antiguidades romaFonte da imagem: Italy Perfect

Para terminar este guia sobre compras em Roma, indicamos-lhe os mais concorridos mercados de artigos usados e antiguidades da cidade. Quem sabe não encontra aquele objeto que faltava na decoração da sua casa ou o presente para aquele amigo especial? Não se esqueça de regatear o preço!

  • Via Sannio (Porta San Giovanni)
  • Porta Portese (Entre Trastevere e Testaccio)
  • Mercatino di Ponte Milvio (Ponte Milvio)
  • Mercatino di Villa Glori a Roma (Viale Maresciallo Pilsudski)
  • Mercatino di Porta Pia a Roma (Piazzale di Porta Pia)

Convencido a marcar a sua próxima viagem a Roma? Não deixe de contar com a ajuda da trivago para encontrar o melhor hotel, ao melhor preço, nesta encantadora cidade italiana! Ver hotéis em Roma >>

Veja também: