Como fazer compras online com cartão de débito

Se faz compras na Internet e não tem cartão de crédito, tem necessidade de usar outros métodos. Saiba como fazer compras online com cartão de débito.

Como fazer compras online com cartão de débito
Perceba o que mudou nos últimos meses

Se não tem cartão de crédito, mas quer fazer compras na Internet, deve saber que é possível fazer compras online com cartão de débito.

Compras online é um tópico que faz parte das conversas e hábitos do dia-a-dia, sendo que se generalizou e melhorou o que antes era motivo de desconfiança. Não eram muitas as pessoas que se sentiam confortáveis para fazer pagamentos remotos, sem ter certezas sobre se receberiam os produtos ou não. Acrescentando também o medo de fornecer dados pessoais e bancários online.

Nos últimos anos, comprar online tornou-se algo bem mais banal. Cerca de 34% dos portugueses confia neste processo, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. Apesar do crescimento exponencial, ainda estamos abaixo da média europeia.

Os métodos de pagamento online mais padrão são: cartão (crédito e débito), multibanco (é emitida uma referência e entidade para fazer o pagamento no portal online ou num ATM), Paypal e alguns sites já permite pagar diretamente através da app MBWay.

Compras online com cartão de débito: o que deve saber


Os cartões de débito não possuem as chaves que os cartões de crédito já têm escritas na parte traseira do mesmo. Esse código (o CVV ou CVV2) é o código de segurança que legitima a compra.

Se não tem cartão de crédito ou prefere não o usar, pode criar um cartão temporário para uma determinada compra. Pode usar o serviço MBNet para criar os cartões, que hoje já são albergados pela aplicação MBWay.

ALT compras

Como aderir e como funciona?

Até setembro deste ano, existia o serviço MBNet que, mediante autorização do seu banco e um plafond diário imposto por si, permite ter um código de segurança para inserir online.

Pode aceder ao serviço numa caixa multibanco, onde vai receber dados para aceder ao MBNet online. Além de poder usar através do homebanking, desde setembro, o MBNet passou a estar englobado pela aplicação MBWay.

Basicamente, o seu cartão de débito fica associado a este serviço e permite-lhe criar cartões temporários para as compras online, com valores definidos por si. Pode criar um cartão por cada compra ou um cartão de comerciante para pagar serviços de subscrição como o Netflix ou a Uber.

A aplicação, que pode instalar no seu smartphone, e serviço ao qual alguns bancos permitem a adesão através do homebanking, funciona quase como uma carteira digital de cartões temporários.

Além de ter acesso aos cartões MBNet, são já vários os sites que permitem a compra direta através da aplicação via transferência, sem ter de acrescentar mais dados, porque o seu cartão de débito já está associado ao serviço.

Com a aplicação vai associar também o número de telemóvel e definir um pin. Pode inclusivamente adicionar mais números de telemóvel, caso o cartão de débito/conta sejam partilhados com outra pessoa.

Se já era cliente MBNet, a transição é simples, se não o era, pode instalar a aplicação e aceder ao serviço. Além de compras online, pode também fazer transferências.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.