Compras online com cartão de débito

O pagamento com cartões da marca MasterCard ou Visa, na modalidade de cartão de débito, está disponível para as compras online.

Compras online com cartão de débito
Pagar as transacções online, utilizando o cartão de débito vai ser possível

A partir de Fevereiro de 2010, estima a MasterCard Europe em Portugal, os clientes bancários portugueses com cartões Maestro poderão começar a comprar produtos e serviços em transacções online, utilizando finalmente o cartão de débito. Assim, este tipo de movimentos monetários feitos na internet deixará de estar restrito ao cartão de crédito.

 

O cartão de débito Maestro, da rede MasterCard, passará a ter implementado um 'secure code', uma tecnologia de segurança que permite a sua utilização na Internet. Para passar a utilizar o cartão de débito nas operações comerciais via internet, será necessário aceder e activar o serviço MBNet. Na adesão receberá uma Identificação MBNet e terá de definir o seu Código Secreto a ser utilizado nas suas compras. Estes dois elementos vêm substituir os números dos cartões de crédito que são usados nos pagamentos online.

O MBNet é um serviço desenvolvido pelo sistema bancário português que permite realizar os pagamentos on-line de modo seguro, tanto em sites nacionais como estrangeiros. A adesão e a utilização do serviço MBNet para os pagamentos online são gratuitas. Os principais bancos com cartões da rede MasterCard são o Banco Comercial Português, a Caixa Geral de Depósitos e o Santander Totta.

 

Como Aderir

A adesão pode ser feita com cartão de débito ou cartão de crédito através do serviço online do seu banco (homebanking) ou em qualquer Caixa Automático Multibanco. Se aderir através do homebanking, deverá activar o serviço MBNet através de uma opção aderir e depois escolher o cartão de débito ou de crédito que quer associar ao MBNet. Em seguida irá digitar o código secreto e definir o montante máximo diário de compras.


Se aderir através de um Caixa Automático Multibanco, após introduzir o código PIN do seu cartão, deverá optar por outras operações e seguir para Serviço MBNet, indicando de seguida um código secreto com 6 algarismos e limitar o montante máximo de compras por dia.

 

Como Utilizar

Antes de efectuar qualquer compra na internet, deverá verificar se o comerciante autoriza pagamentos com cartões da marca MasterCard ou Visa do cartão com o qual aderiu ao MBNet. Sem necessidade de haver qualquer troca de cartão, a nova utilização do cartão de débito para as compras online implicará uma certificação com identificação MBNet e o código secreto no website mbnet.pt. Ainda neste site, deverá indicar o montante da compra e aguardar pelos dados que irá introduzir de seguida no site do comerciante virtual.

 

Veja também: