Catarina Mesquita
Catarina Mesquita
22 Mar, 2018 - 12:05

4 vantagens da comunicação interna em contexto empresarial

Catarina Mesquita

A comunicação interna é cada vez mais importante nas empresas. Conheça as suas principais vantagens.

4 vantagens da comunicação interna em contexto empresarial

Em contexto empresarial, a comunicação interna tem-se revelado, cada dia mais, importante nas sociedades contemporâneas, apresentando várias vantagens que a tornam efetivamente indispensável.

Na verdade, esta importância crescente da comunicação interna no seio das empresas é admitida não só pelos quadros de chefia como também pelos funcionários, que consideram que, assim, o diálogo é muito mais eficaz e a comunicação muito mais fluída. Ou seja, há uma maior harmonia entre todas as partes que constituem o todo. Conheça, então, 4 vantagens essenciais da comunicação interna nas corporações.

4 vantagens da comunicação interna nas empresas

placeholder-1x1

1. Funcionamento mais eficaz da empresa

A comunicação interna faz com que a empresa funcione melhor, assegurando o conhecimento de direitos e deveres por parte de todos, e faz com que cada elemento da equipa conheça o seu papel e o dos restantes membros que a compõem. Desta forma, promove a responsabilidade de cada um e o respeito pelas regras internas.

2. Participação integrada dos elementos da equipa

Através dos mecanismos de comunicação interna, os membros de uma empresa sentem-se mais integrados no funcionamento da mesma, sentindo que também desempenham um papel deveras importante para o sucesso e crescimento da mesma – o que conduz, diretamente, a um aumento significativo de produtividade.

3. Fluxo mais eficiente de informação

A comunicação é transmitida entre todos de forma muito mais eficiente através da comunicação interna. Efetivamente, através deste fluxo direto de informação, o trabalho torna-se mais fácil e eficiente, uma vez que todos os elementos da equipa têm conhecimento do que se vai fazendo em cada setor da mesma.

4. Conhecimento do feedback dos funcionários

Com uma boa comunicação interna, torna-se mais fácil para os elementos que gerem uma empresa conheceram o feedback dos seus funcionários. Na verdade, quem está à frente de uma empresa tem de conhecer a fundo tudo que se passa em cada um dos seus setores.

Neste contexto, a comunicação deste tipo torna-se preponderante porque ajuda a gestão a conhecer o que está a correr melhor e pior em cada um desses setores que compõem a empresa.

Ficou, assim, a conhecer 4 das vantagens essenciais da comunicação interna nas empresas. Na verdade, as organizações têm muitos a ganhar com estes novos mecanismos de comunicação interna, que contribuem para o seu sucesso e crescimento global. Desta forma, há uma maior motivação de todos que trabalham numa dada corporação, que passam a sentir-se parte estruturante da organização e lutam diariamente para que ela cresça e a produtividade aumente.

Veja também: