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3 Truques para se concentrar no trabalho

Conheça algumas dicas para se concentrar no trabalho e otimizar o seu dia. Basta um “deslize” para perder o ritmo de trabalho e acabar com algumas tarefas inacabadas ou por fazer.

3 Truques para se concentrar no trabalho
Nem sempre é fácil manter a concentração ao longo do dia.

Manter-se concentrado no trabalho nem sempre é tarefa fácil. Entre telefones a tocar, trocas de emails, conversas online, colegas a falar, demasiadas tarefas em simultâneo… enfim, o que não faltam são potenciais fatores de distração. Mas se é fácil perder a concentração, mais difícil porém é voltar a recuperá-la. E a verdade é que basta que a sua atenção se desvie por alguns segundos ou minutos da tarefa (ou tarefas) que tem em mãos para perder o fio à meada e, quando dá por si, já o dia de trabalho vai longo e muito ficou por fazer. Para evitar que isso aconteça, o melhor é começar a pôr em prática algumas dicas úteis para se concentrar no trabalho e otimizar o seu dia.
 

3 Dicas para se concentrar no trabalho

Manter a concentração no trabalho não é fácil. Todos os profissionais têm alturas em que se distraem ou se sentem pouco inspirados ao longo do dia. Mas a produtividade é o tema do dia e é isso que se espera dos profissionais.

Para estar no seu melhor e ter um desempenho acima da média, o ideal é que se eliminem todas as possíveis distrações e/ou interrupções no trabalho. No entanto, nos dias que correm isso não é fácil. Aos profissionais exige-se muito e muitas vezes até em simultâneo o que - como se já não bastassem as distrações habituais do local de trabalho (telefones, conversas, etc.) - dificulta (e muito!) a concentração dos profissionais.

Com tantas coisas para fazer em tão pouco tempo, é normal que tentem fazer tudo de uma vez só, acabando na realidade por não estar devidamente concentrados em nada.

Portanto, a grande questão é como se evita perder tempo com coisas irrelevantes? Como se mantem a concentração no trabalho ao longo de todo o dia? Surpresa das surpresas, a concentração é algo que se pode “trabalhar”, no sentido em que se podem minimizar as distrações. As dicas que lhe deixamos podem dar uma “ajudinha”.

 

1. Crie uma rotina e organize-se

A melhor forma de se concentrar no trabalho passa por evitar distrações. Para isso o ideal é que se organize e crie uma rotina de trabalho que o ajude a ser mais eficiente. Por exemplo, faça listas com as tarefas que tem que concluir, por ordem de prioridades/importância, defina horários para as pausas, ver emails, etc. Ter o dia “calendarizado” digamos assim, vai ser útil para não perder tempo com coisas menos secundárias.

 

2. Evite a internet

Internet só se for para assuntos do trabalho e mesmo assim deve ser controlado, para evitar que se perca tempo desnecessário em pesquisas e ou conversas. A internet pode ser uma inimiga da concentração. Pense. Pode até pensar que vai espreitar rapidamente as notícias ou a sua página de Facebook, mas quando der por si, já perdeu uma hora. Por isso tenha muita atenção ao tempo que despende na internet e, preferencialmente, limite-o ao mínimo essencial.

 

3. Evite o multitasking

Sim, o conceito está na moda e todos adoram dizer que são multitaskers, mas não vá pelas modas, mas sim pela eficiência. A verdade é que muitos profissionais não só prejudicam a sua concentração, como comprometem o seu desempenho ao tentarem fazer várias coisas em simultâneo e alguns acabam por não fazer é nada. Por isso, se só perde tempo ao tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, simplesmente não o faça. Use as listas que falamos anteriormente, priorize a suas tarefas e complete uma de cada vez. Desta forma, não só garante que está concentrado em cada uma delas, como acaba por completá-las mais rapidamente e assim ainda ganha tempo.

 

Concentre-se!

Como vê, há várias formas de manter a concentração (e de combater a falta dela). Mas não pense que perder a concentração faz de si um mau profissional. Nada disso. É perfeitamente normal. E se alguém lhe disser que está sempre 100% concentrado, não acredite. Somos humanos e ninguém é perfeito. E é absolutamente normal que, de vez em quando, divague e se distraia.

Deve ficar preocupado, isso sim, se essa falta de concentração for recorrente e constante. Isso pode ser sinal de que algo mais grave se passa, podendo mesmo querer dizer que não está no emprego certo. E nesse caso, a solução pode ser outra.

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