AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Dicas para conciliar trabalho e estudos

Se está a trabalhar e quer voltar a estudar, conte com o nosso apoio e siga as nossas dicas para conciliar trabalho e estudos!

5 Dicas para conciliar trabalho e estudos
Como trabalhar e estudar ao mesmo tempo

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo é a realidade de milhões de pessoas e pode parecer o cenário ideal, tendo em conta que aumenta a sua formação ao mesmo tempo que garante uma remuneração mensal, mas não é, de todo, uma tarefa fácil.

A gestão de tempo e de esforços deve ser tida em conta e é por isso que lhe apresentamos 5 dicas para o ajudar a gerir o seu tempo e a tirar o melhor partido das duas realidades.


5 dicas para conciliar trabalho e estudos


1. Organize-se

Defina um plano semanal, ou até mesmo diário, em que garanta tempo para o trabalho e estudo, sem se esquecer de garantir também disponibilidade para si, para os seus amigos e família e para outros compromissos.

Uma agenda ou calendário são obrigatórios. Os serviços de Calendário das plataformas de e-mail, como por exemplo, do Gmail, podem ser bons aliados nesta tarefa, tendo em conta que lhe permitem organizar o seu dia, semana ou mês, sincronizam com o seu smartphone e podem ser programados para enviar avisos e notificações. O auxiliar ideal para nunca se esquecer do que planeou!



2. Não deixe tudo para a última

Tem o hábito de procrastinar? Só trabalha bem sobre pressão? Mude de pensamento. Procure programar a realização de trabalhos em vez de os deixar para a véspera de entrega. Tenha em mente que, quanto mais depressa o fizer, mais depressa terá tempo livre para fazer aquilo que gosta.

Experimente criar hábitos de auto-motivação, estabelecendo metas e respetivas recompensas. Por exemplo, se completar um trabalho 1 ou 2 dias antes da entrega definida, recompense-se com tempo para fazer o que gosta ou com algo que o faça sentir-se motivado.



3. Crie um local de estudo longe de distrações

Arranje um local de estudo tranquilo, longe de distrações e onde não o disturbem. Organize os seus livros e outros materiais de estudo nesse espaço, para que não tenha de andar à procura quando chegar tarde e cansado a casa.



4. Aproveite todos os intervalos

Procure criar novos hábitos de estudo. Visto que, ao conciliar trabalho e estudos não terá a mesma disponibilidade, procure utilizar formas de estudar que o ajudem a tirar máximo partido do tempo disponível. Tem de estudar para um teste/exame? Por que não gravar-se a si próprio a ler os conteúdos? Utilize as viagens de/para o trabalho ou os intervalos para pausa/almoço para ouvir a gravação.



5. Arranje tempo para si

Não se esqueça de que a vida não é só trabalhar e estudar! Deixe tempo para si, para descansar e para se divertir. Distraia-se, vá passear ou fazer uma caminhada. Vá ao cinema, arranje um hobby ou inscreva-se num ginásio. O tempo reservado para si é tão importante como o dedicado ao estudo e ao trabalho.

Encontre aqui o emprego que procura
  Valorize-se profissionalmente... Saiba como com o nosso Simulador de Emprego e Formação >>
Veja também: