9 regras essenciais para uma condução ecológica

Quer saber o que é a condução ecológica e quais as vantagens para si, para o seu veículo e para o ambiente? Confira o nosso artigo.

9 regras essenciais para uma condução ecológica
Saiba como praticar uma condução ecológica

Todos queremos poupar no combustível e encontrar as oficinas mais baratas. Garantimos que também é possível poupar nas despesas com o automóvel enquanto conduz. Falamos da condução ecológica.

A eco-condução permite reduzir o consumo de combustível, bem como diminuir a emissão de gases poluentes e de gases estufa e reduzir ainda a sinistralidade.

Condução ecológica: 9 conselhos que deve conhecer e aplicar


1. Conduza a uma velocidade constante

Evite grandes variações de velocidade e as travagens e acelerações bruscas. De acordo com os especialistas, se conduzir a uma velocidade constante de 80 km/h (em vez de 100 km/h), poderá poupar cerca de 15% do combustível.

2. Motor ligado só quando necessário

Evite ter o motor ligado se estiver parado durante mais de um minuto.

3. Planeie os trajetos

Antes de sair de casa, faça as contas necessárias e escolha sempre o trajeto mais curto. Dessa forma não desgasta o seu veículo e evita viagens demasiado longas e desnecessárias (pode poupar até 5% de combustível).

velocidade constante

4. Evite peso desnecessário

Evite sobrecarregar o veículo com peso desnecessário. Dessa forma não vai estar a forçar o desempenho do seu carro e vai diminuir os consumos do veículo em 3%.

5. Use bem a caixa de velocidades

Nas descidas deixe o carro engatado numa velocidade compatível, tire o pé do acelerador e trave com o motor: dessa forma vai diminuir o consumo e aumentar a sua segurança.

6. Malas no tejadilho? Não, obrigado

Evite transportar objetos no tejadilho do seu carro. Dessa forma poderá poupar até 5% de combustível.

7. Ar condicionado só quando for necessário

Se quer apostar numa condução ecológica, não se esqueça de evitar o uso desnecessário dos diversos equipamentos e utilitários do seu veículo. Falamos, por exemplo, do ar condicionado que aumenta em cerca de 15% o consumo de combustível.

8. Deslocações curtas? Carro fica em casa

Se pode fazer as suas deslocações a pé ou através de transportes públicos, opte por deixar o carro em casa. A carteira e o ambiente agradecem.

9. Faça a manutenção do seu veículo

Verifique todos os meses a pressão dos pneus e garanta que os níveis do óleo estão corretos. Verifique também os travões, as possíveis fugas no sistema de escape (podem aumentar o consumo de combustível em 9%), esteja atento aos amortecedores e não se esqueça de verificar a direção do veículo com regularidade. A condução ecológica também passa pela correta manutenção do carro.

Está pronto a alterar os seus hábitos de condução? Comece já hoje a mudar a sua vida e a poupar nas contas e no ambiente.

Veja também: