7 dicas para conduzir com chuva

Conheça alguns truques e dicas para conduzir com chuva. Com o piso molhado você corre mais riscos. Esteja atento à estrada e faça da precaução palavra de ordem.

7 dicas para conduzir com chuva
Com o piso molhado, cuidado redobrado.

Faça chuva ou faça sol o lugar de um verdadeiro amante de automóveis é atrás do volante, com as mãos bem colocadas e atenção redobrada para não falhar nenhum apex das curvas.Com bom tempo o ideal é conduzir um descapotável para aproveitar o sol e o calor, deixando os cabelos voar, contudo quando o mau tempo espreita é necessário tomar algumas precauções.

Conduzir com chuva não é para todos, houve um, em tempos, que nos deixava de queixo caído enquanto fazia voltas e voltas com o piso molhado. Ayrton Senna era o melhor bailarino da dança da chuva, o deus do piso molhado. Para nós, o comum dos mortais, ficam algumas dicas para conduzir com chuva, agora que se avizinha a época do mau tempo.
 

7 passos para uma condução segura à chuva

 

1. Com chuva modere a velocidade

O aviso mora em muitos painéis de mensagem pelas auto-estradas do país, mal haja um pouco de chuva. De facto esta é sem dúvida a melhor dica para conduzir com chuva já que, reduzindo a velocidade conseguimos mais tempo de resposta, de forma a evitar acidentes, bem como as derrapagens.

 

2. Aumente a distância de segurança

Apesar de reduzir a velocidade é conveniente aumentar a distância de segurança, relativamente ao carro da frente, quando conduzir com chuva, já que a aderência ao piso é reduzia, aumentando a distância necessária para parar o carro.

 

3. Não acelerar, nem travar em lençóis de água

A aquaplanagem é uma das consequências, por vezes, inevitáveis em dias de chuva. Mas há algumas dicas que o podem ajudar. Reduza a velocidade antes de os atravessar mas nunca trave, nem acelere enquanto passa por eles já que, sendo a aderência mais reduzida, ao acelerar ou a travar vai aumentar o risco de despiste.

 

4. Evite travagens repentinas

Se seguiu as dicas anteriores não necessitará de travar repentinamente pois tem estado a prever todas as situações. Travagens repentinas com o piso molhado podem gerar um despiste.

 

5. Verifique estado dos pneus e dos travões

O bom estado da borracha dos pneus, bem como o dos calços e discos dos travões vão permitir travagens com mais precisão. Não arrisque na segurança e verifique regularmente o estado destes componentes e se for necessário faça a troca.

 

6. Mantenha os vidros desambaciados

Pode parecer algo muito básico, mas é sem dúvida muito importante para conduzir com chuva visto que a temperatura no interior do carro é superior à do exterior. Para conduzir em segurança mantenha os vidros limpos aumentando a visibilidade, sem esquecer de manter as escovas limpa-vidros em boas condições.

 

7. Acenda as luzes

Apesar de conseguir ver a estrada em boas condições os outros condutores têm mais dificuldade em vê-lo. Acenda as luzes (médios) para se tornar visível e baixar o risco de acidentes quando conduzir com chuva.



Veja também: