Conduzir na faixa do meio: uma infração grave com multa pesada

Saiba porque não deve conduzir na faixa do meio e quais as consequências deste hábito, que lhe pode valer uma coima.

Conduzir na faixa do meio: uma infração grave com multa pesada
Porque não o deve fazer

Conduzir na faixa do meio é um velho hábito dos automobilistas portugueses. Seja por falta de informação, seja por se sentirem mais seguros a conduzir nessa faixa, a verdade é que os condutores continuam a cometer uma infração que pode custar caro, particularmente com a entrada em vigor, em junho de 2016, do ‘novo’ Código da Estrada (CE).

Isto porque, apesar de a infração já estar anteriormente prevista no CE, não previa sanções, ou seja, as autoridades não atuavam. O ‘novo’ CE endureceu as sanções das manobras perigosas, como a ultrapassagem pela direita e a condução na faixa da direita nas auto-estradas, com multas pesadas, perda de pontos e até possíveis sanções acessórias.

Com objetivo de sensibilizar e informar — mas também reprimir — os condutores sobre esta questão, as forças de segurança realizaram recentemente a ‘operação Via Livre’.

Os primeiros dados publicados sobre o número de autos de contraordenação (multas) passados por conduzir na faixa do meio eram baixos, no entanto, deverão aumentar. Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR): “o número pode aumentar consideravelmente face ao elevado número de autos em processamento pelas forças de segurança”.

Saiba porque não deve conduzir na faixa do meio e as consequências de o fazer, para evitar penalizações.

circular na via do meio

Conduzir na faixa do meio: porque não o deve fazer?

A principal razão é a que esta constitui uma contraordenação muito grave, segundo o CE, ou seja, implica penalizações.

No entanto, e por inerência, existem também razões de segurança rodoviária. Ao contrário do que possam pensar os condutores, a faixa do meio não é mais segura, nem tem, necessariamente, menos confusão, até porque, por vezes, existem vias paralelas de aceleração ou desaceleração.

Genericamente, o CE diz que idealmente se deve circular pela direita e usar as vias do meio e da esquerda para ultrapassar.

Consequências

  • Contraordenação muito grave;
  • Multa que pode variar entre os 60 e os 300€;
  • Retirados 4 pontos na carta de condução;
  • Possibilidade de uma sanção acessória de inibição de conduzir entre 2 meses a 2 anos.

 

Veja também: