Conduzir na reserva: sabe até onde pode ir?

Deixar o nível de combustível muito baixo não é uma prática recomendável. Saiba até onde pode conduzir na reserva.

Conduzir na reserva: sabe até onde pode ir?
Damos-lhe informação referente a alguns modelos

Pode não ter tido tempo para abastecer, pode ter deixado andar e andar, pode não estar com possibilidade de o fazer naquele momento… São muitas as razões para, por vezes, ter de conduzir na reserva. Normalmente, se a luz da reserva liga, sabe sempre que tem ainda alguns quilómetros para andar. E isso é bem verdade. Mas sabe qual é o número de quilómetros ainda disponível para percorrer?

Acrescenta-se também o facto de, por vezes, os níveis se alterarem de acordo com a inclinação da estrada. Isto contribui para que não haja uma noção exata do que ainda pode andar com determinada quantidade de gasóleo ou gasolina.

Para que não seja surpreendido por surpresas desagradáveis, verifique a nossa tabela e confirme os valores para o seu carro. Recordamos, contudo, que estes valores são sempre indicativos, nunca absolutos: tudo depende do seu carro e do tipo de condução. Depende também de quando o seu carro está programado para acender a luz da reserva: normalmente pode variar entre 1.5 e 5 litros.

Aconselhamos a não esperar muito para abastecer. Deixar o depósito ficar completamente vazio pode danificar o seu automóvel, visto ter de começar a usar os resíduos acumulados no fundo do tanque. Apresentamos-lhe uma estimativa, tendo em conta que a maior parte dos automóveis fica na reserva aos 5 litros, a não ser que existam dados específicos.

ALT conduzir

Conduzir na reserva: tabela de modelos

Os exemplos que lhe apresentamos aqui são referentes a automóveis conduzidos a gasolina. Os dados foram reunidos consultando informação veiculada pela marca ou sites da especialidade.

Marca/Modelo Combustível na reserva (l) Quilómetros (km)
Ford Fiesta ~ 5 6o
Honda Civic ~ 5 95
Hyundai Santa Fé ~ 5 65
Kia Soul ~ 5 50
Mercedes Classe C ~ 5 74
Nissan Qashqai ~5 69
Opel Corsa ~5 46
 Toyota RAV4  ~10  90
Volkswagen Golf ~5 67
BMW Série 3 ~ 5 71
Honda Accord ~10  110
 Ford Focus  ~5  60
Jeep Cherokee  ~10  106
Toyota Prius  ~5  122
Toyota Highlander  – 10 93
Ford Mustang  ~5 53
Ford Transit   ~5  53

Fale com o seu mecânico e/ou fabricante para conhecer melhor este lado do seu automóvel e garantir que está a trabalhá-lo de forma funcional.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.

Também lhe pode interessar: