3 dicas para conhecer melhor o seu professor

Demonstrar interesse em sala de aula pode atrair a atenção dos formadores e ser o mote para conhecer melhor o seu professor - e beneficiar das vantagens.

3 dicas para conhecer melhor o seu professor
Ser próximo do professor pode ser sinónimo de mais oportunidades

Desinteresse e distância são duas coisas que não combinam com a universidade, certo? Isso também vale para a relação que os alunos estabelecem com os seus docentes. Um bom relacionamento com os formadores pode significar grandes e importantes aventuras durante o período da faculdade – e não só, pois o vínculo pode estender-se muito para além. Acha estranho o que propomos aqui? Não sabe por onde começar? Fique atento e descubra as nossas dicas para conhecer melhor o seu professor.

Por que deve conhecer melhor o seu professor?

Durante a frequência da universidade, é comum vermos alunos intimidados pela presença dos docentes – um hábito que trazem da escola. No entanto, esta fase é ideal para agir com mais naturalidade, aproximar-se dos professores e aproveitar as muitas vantagens que esta relação pode oferecer – sobretudo, em termos de aprendizagem.

Conhecer melhor as pessoas que o vão acompanhar e guiar durante a faculdade pode ser uma excelente oportunidade para viver experiências incríveis – que estaria a perder se mantivesse o desinteresse pelos seus professores.

Muitos alunos acham que esta é uma tarefa difícil e, basicamente, não sabem como iniciar a aproximação. Lembre-se: os seus professores são pessoas comuns e reais, tal como os seus amigos e familiares. A grande diferença é que eles podem estar mais perto dos alunos durante a aprendizagem, orientar, mostrar caminhos e apresentar opções académicas e de carreira. Estas vantagens só vai descobrir se estiver perto desses “guias”.

Ainda acha que aproximar-se do seu professor é uma ideia intimidante? Então esqueça o sentimento de insegurança e tome nota das nossas 3 sugestões para conhecer melhor o seu professor. Apostamos que de “temíveis” eles não têm nada.

3 dicas para conhecer melhor o seu professor

dicas-para-conhecer-melhor-o-seu-professor

1. Demonstre interesse

Não há nada que um professor admire mais do que um aluno dedicado e que mostre interesse pelo programa que está a frequentar. Não é preciso ser o mais inteligente, o mais habilidoso ou o politizado da turma. Os docentes gostam mesmo de alunos que têm interesse pelas aulas e pelas ferramentas que existem à volta e que podem enriquecer o processo de aprendizagem.

Muitos docentes universitários participam em debates, palestras, exposições, grupos de estudo ou, até, oferecem aulas extra. Experimente participar nestas atividades que vão para para além do currículo básico e revele que é um aluno interessado. Como bónus, estes eventos podem ser excelentes situações para criar debates interessantes, conversar com o seu professor e, claro, aprender mais.

2. Faça-se notar

A presença em sala de aula é o primeiro sinal do seu interesse pelo curso e, mais do que isso, é o primeiro passo a dar para ser reconhecido. Ter um quadro de faltas nulo, ou quase, é algo que grande parte dos universitários tem dificuldade em obter. Aproveite as aulas ao máximo e utilize este horário para mostrar-se cada vez mais familiar. O resultado? Vai ser mais notado pelos professores.

Uma dica importante é cumprir os prazos. Tem um trabalho para entregar? Se quer somar pontos positivos junto dos professores, evite os atrasos.

3. Peça ajuda

Há quem sinta vergonha em fazer perguntas durante as aulas, mas a verdade é que este exercício pode oferecer dois importantes benefícios: contribuir para eliminar as dúvidas e fortalecer os conhecimentos, e ainda fazer com que o docente o consiga identificar diante da turma nas próximas intervenções. No entanto, não deve fazer perguntas apenas para ser visto, e sim para criar um debate relevante e contribuir para a compreensão geral do conteúdo exposto.

Se quer empenhar-se ainda mais na universidade, pode procurar pelo professor fora da sala de aulas, dentro do horário previamente estabelecido para o atendimento dos alunos. Não tenha receio de pedir ajuda com um trabalho ou uma matéria mais complicada e aproveite para pedir sugestões de pesquisa. Acredite: o seu professor vai valorizar o seu empenho e esta será uma ótima forma de criarem uma relação.

Veja também: