Conselhos para comprar casa

Comprar casa é um passo importante na vida de uma pessoa ou de uma família. Antes de arriscar, é importante informar-se sobre várias questões de forma a saber escolher melhor o seu imóvel.

Conselhos para comprar casa
Está a pensar comprar casa? Pondere algumas destas dicas
  • É importante analisar o mercado e perceber se é a melhor altura para investir.

Comprar casa é um passo muito importante na vida de alguém seja em prol de um projecto familiar ou individual. Esta decisão deve ser muito bem ponderada, uma vez que acaba por ser um grande investimento a nível financeiro. São poucas as pessoas que têm o capital total disponível para comprar casa, por isso recorrem a empréstimos que podem comprometer muitos anos de rendimentos. Actualmente, o Banco de Portugal revela que são há cerca de 2,4 milhões de pessoas que têm um crédito à habitação. Na altura de decidir, pense nestes conselhos que se seguem.
 

5 dicas para comprar casa

 

1. Compre um imóvel adequado às necessidades do agregado familiar

A compra de casa tem sempre de ser uma decisão ponderada. Tenha sobre este passo uma visão futurista, adequando o seu investimento às reais necessidades do agregado familiar. Analise bem que tipo de espaço precisa, sem que tenha de investir mais do que é realmente necessário. Um empréstimo para a compra de imóvel dura quase uma vida toda, por isso é preciso perspectivar se daqui por alguns anos fará sentido o tipo de casa que escolher agora e se de certa forma poderá comportar a prestação.
 

2. Esteja atento aos leilões

O mercado imobiliário tem vindo a sofrer fortes oscilações nos últimos anos. Embora se sinta uma quebra nos valores dos imóveis, esteja atento ao mercado no seu todo e investigue os leilões feitos pelos bancos e pelas Finanças. Neste tipo de situações, as casas podem ser substancialmente mais baratas. Esteja atento.
 

3. Entrada generosa

Se tiver folga financeira para tal, invista numa entrada generosa para comprar casa. Este gesto pode aliviar em muito a prestação do banco e permitir, de certa forma, que os bancos confiem mais na altura de pedir um crédito à habitação.
 

4. Localização

Para além das questões financeiras, comprar casa requer a percepção de alguns cuidados que são fundamentais na altura de escolher um espaço para viver. A localização é um deles. Pode até apaixonar-se por uma casa e achar que é perfeita para si, mas não descure o factor localização. Estar próximo do trabalho, de transportes públicos e de zona de comércio é fundamental para facilitar a movimentação do dia-a-dia.
 

5. O estado de conservação

Outro factor fundamental antes de comprar casa, é avaliar o seu estado de conservação. Quando é um imóvel pronto a estrear, há que analisar a construção, a qualidade dos materiais e dos eletrodomésticos.
Quando é um imóvel em segunda mão, é muito importante que analise todo o estado de conservação, tanto de materiais, de possíveis infiltrações, humidade nas paredes, entre outros factores.
 
 

Veja também: