Como consultar dívidas fiscais

Saiba como consultar dívidas fiscais. Tudo o que precisa saber sobre como consultar, na página do Portal das Finanças, as dívidas fiscais. 

Como consultar dívidas fiscais
Pode fazê-lo pela internet.

Não precisa de se deslocar presencialmente a um balcão de atendimento da Direção Geral dos Impostos — DGCI para consultar dívidas fiscais. Pode fazê-lo pela internet, através do Portal das Finanças. A Autoridade Tributária e Aduaneira — AT disponibiliza na Internet a informação relativa a todas as dívidas em execução fiscal.

Esta funcionalidade, aplicada há já vários anos, veio terminar com a obrigatoriedade dos contribuintes se deslocarem ao Serviço de Finanças onde estão instaurados os processos para poderem consultar as dívidas fiscais, bem como efectuar o respetivo pagamento, tornando todo o processo menos burocrático. Saiba como consultar dívidas fiscais no Portal das Finanças.
 

Consultar dívidas fiscais — passo a passo


1º – Aceda ao Portal das Finanças;

2º – Escolha a opção “Serviços Tributários”;

3º – Consoante o caso, clique numa das seguintes opções: “Cidadãos” ou “Empresas” para consultar a situação fiscal do contribuinte singular/coletivo;

4º – Procure a secção “Serviços” e escolha a opção “Consultar”;

5º – Será dirigido para uma página onde encontrará uma longa lista de opções de consulta passíveis de ser efetuadas no Portal das Finanças (lista por ordem alfabética). Escolha a opção: “Execuções Fiscais” | “Dívidas Fiscais”;

6º – Proceda, através do seu login, à autenticação no Portal das Finanças, introduzindo o seu NIF e senha de acesso;

7º – Consulte a sua lista de processos de execução fiscal ativos. Caso não tenha dívidas fiscais, será dada a informação de inexistência de informação processual.

 

Como efetuar o pagamento das dívidas fiscais

Se tiver dívidas fiscais ativas, saiba que também poderá efetuar a sua regularização sem ter de se dirigir aos Serviços de Finanças. Assim, além dessa possibilidade, o pagamento das dívidas fiscais pode também ser efetuado através de ‘homebanking’ (internet), por Multibanco, nos CTT ou nas instituições bancárias.

 

Lista de devedores

O Fisco disponibiliza para consulta, igualmente online, uma lista de devedores, quer estes sejam contribuintes singulares ou coletivos. As Listas de Devedores estão sectorizadas por escalões (valor global da dívida) e pode ser consultada aqui.


Veja também: