Publicidade:

Consultório do nutricionista: páscoa saudável e com sabor

Chocolates, chocolates e chocolates. Fomos conversar com a nutricionista Joana Pereira para descobrir, afinal, tudo sobre os exageros doces da Páscoa.

Consultório do nutricionista: páscoa saudável e com sabor
Um ovo de chocolate de 200g contém 14 pacotes de açúcar

Folar, ovos de chocolate, amêndoas… Se há altura no ano em que exageramos nesta doçura, é esta. Mas, será que é possível ter uma Páscoa mais saudável? Acreditamos que sim e que, para isso, basta estarmos bem informados. Há inúmeras formas de fazer escolhas mais acertadas e o primeiro passo é conhecer mais sobre os açúcares que andamos a consumir nesta semana de festas e de convívio à volta da mesa.

Quando falamos em ter “páscoa saudável”, não nos referimos apenas ao valor calórico dos alimentos. Como frisa a nutricionista Joana Pereira, é fundamental, também, evitar produtos ricos em gorduras saturadas, trans e em açúcar, que potenciam o aparecimento de doenças cardiovasculares, obesidade, colesterol alto, diabetes e, até, cancro.

No caso concreto desta época festiva, a nossa especialista identifica os inimigos da nossa saúde, escondidos nos doces típicos da páscoa. Para além do açúcar – presente maioritariamente em quantidades exageradas -, a Drª Joana Pereira refere ainda os corantes alimentares presentes em produtos industrializados – como as adoradas amêndoas.

Para que saiba o que realmente está a consumir, a nossa nutricionista ensina-o a ler os rótulos dos produtos e a verificar a lista de ingredientes: “esta encontra-se descrita de forma decrescente, sendo os primeiros ingredientes os que estão presentes em maior quantidade”.

Aqui ficam alguns exemplos de doçuras carregadas daquilo que queremos evitar e, ao fim, deixamos uma receita para uma páscoa saudável – sugerida pela nossa especialista.

Doces típicos da páscoa e respetivo valor nutricional


AmêndoasFonte: Pixabay/ddouk

Ovo de chocolate (200g)

  • 1078 kcal (metade do valor da ingestão energética diária recomendada para um homem adulto)
  • 102g de açúcar (o que equivale a 14 pacotes de açúcar)
  • 19g de gorduras saturadas (o equivalente a 4 colheres de chá de gordura)

Nota da nutricionista: na hora de escolher um ovo de chocolate, verifique sempre o teor de cacau e os níveis de açúcar e de gordura.


Amêndoas coloridas e com recheio (48g)

  • 209 kcal
  • 36g de açúcar (equivalente a 5 pacotes de açúcar)
  • 1,3g de gorduras saturadas (1/2 colher de café)

Nota da nutricionista: tenha em conta que 48g corresponde “apenas” a um punhado de amêndoas. Substitua as amêndoas de compra pela receita de amêndoas caseiras de cacau e canela, que deixamos abaixo.


Fatia de folar de ovos (70g)

  • 167 kcal
  • 0,21g de açúcar
  • 0,38g de gorduras saturadas

Nota da nutricionista: Valores de referência para uma fatia de folar.

Receita para uma páscoa saudável


Amêndoas caseiras de cacau e canela

AmêndoasFonte: Pixabay/Leo_65

Ingredientes
8 c. de sopa de cacau em pó
8 c. de sopa de geleia de agave ou mel
Amêndoas descascadas, q.b.
Canela, a gosto.

Modo de Preparação

  1. Misture o cacau com o mel ou agave, até obter uma mistura homogénea.
  2. Divida a mistura em pequenas porções, recheie com amêndoa e envolva até formar uma bola.
  3. Reserve no frigorífico e, antes de servir, polvilhe ou envolva em canela.

Certamente que os ensinamentos da nutricionista Joana Pereira o vão fazer pensar duas vezes na hora de comprar um ovo de chocolate para oferecer aos mais pequenos.

De facto, gestos como esse oferecem um alimento pobre do ponto de vista nutricional e cujo sabor é substituível por alimentos de confeção caseira muito mais ricos – como é o caso destas amêndoas de cacau e canela, que vão tornar a sua páscoa saudável sem lhe tirar doçura.

Veja também: