Conta corrente caucionada

A conta corrente caucionada já fez história com muitas empresas, permitindo que não abram falência nos períodos mais críticos.

Conta corrente caucionada
Saiba o que é uma conta corrente caucionada

As contas correntes caucionadas em muito têm ajudado as empresas ao longo dos tempos, principalmente numa altura em que se vivem períodos muito conturbados ao nível da economia. A crise económica que assolou o país e a Europa ditou a instabilidade de muitas organizações no mercado que tiveram de repensar a sua gestão financeira para se manterem em atividade. Neste artigo, ficará a saber o que é uma conta corrente caucionada e de que forma funciona.
 

Conta corrente caucionada: o que é?

Uma conta corrente caucionada pode traduzir-se facilmente como uma forma de financiamento bancário num regime a curto prazo. Este tipo de contas são fruto de um acordo entre um banco e uma empresa e permitem que a entidade envolvida consiga ter acesso a determinadas quantias de dinheiro, mesmo que não tenha liquidez para tal, ou seja, mesmo que naquele momento não tenha saldo disponível na conta.

 

Para que serve?

Uma conta corrente caucionada em muito auxilia as empresas que estejam a passar por dificuldades de tesouraria. Na prática, a empresa ao ter acesso a quantias financiadas pelo banco numa altura de aperto, consegue garantir, a curto prazo, algum equilíbrio na tesouraria. Apesar de haver juros associados aos valores disponibilizados pelos bancos, este modelo já ajudou muitas entidades a não entrarem na falência.

 

Como funciona?

As principais regras de uma conta corrente caucionada são as seguintes:
  • O valor de crédito estipulado pela entidade bancária é variável;
  • Este tipo de conta tem de ser uma conta à parte da conta à ordem, permitindo assim que o empresário tenha dois tipos de conta e possa transferir o dinheiro da conta caucionada para a sua conta à ordem;
  • O limite de validade de uma conta caucionada é, normalmente, de 180 dias renováveis;
  • É possível que as entidades bancárias exijam à empresa uma garantia;
  • Os juros associados a este tipo de regime são calculados diariamente e segundo o valor do empréstimo feito pelo banco.
 

Quais as principais vantagens?

  • O cliente poder fazer transferências da conta corrente caucionada para a conta à ordem;
  • Existe uma forte flexibilidade relativa ao financiamento;
  • Este tipo de regime oferece uma taxa de juro competitiva.



Veja também: