Conta no banco sem custos: onde e como

Quer abrir uma conta no banco sem custos? A verdade é que hoje em dia é possível, mas há sempre alguns cuidados a ter para evitar surpresas desagradáveis.

Conta no banco sem custos: onde e como
Precisa apenas de escolher o banco e o tipo de conta certos

Por norma, para ter uma conta aberta no banco, é necessário lidar com comissões de manutenção de conta e anuidades que acabam por afetar as poupanças. É possível, no entanto, ter conta no banco sem custos, podendo usufruir de todos os serviços de qualquer modo. Basta apenas escolher o banco, o tipo de conta certo e ter alguns cuidados.

Conta no banco sem custos

É possível ter uma conta no banco sem custos, tendo direito a todos os serviços que teria se pagasse. Por norma, as contas correntes sem custos encontram-se em bancos que funcionam quase exclusivamente online, tal como o Banco Best, o BiG, e o ActivoBank.

Como alternativa, caso não se sinta confortável com serviços online, existe ainda o Banco CTT, que funciona também dentro das estações de correio.

Note que ter uma conta no banco sem custos implica quase a totalidade dos serviços, sendo que existem alguns pelos quais terá de pagar, dependendo do banco do qual é cliente.

Conta ordenado sem custos

De acordo com a informação disponível no portal da DECO, é possível ter uma conta no banco sem custos, mesmo sendo esta uma conta ordenado, uma vez que existem várias opções. Note que uma conta ordenado implica a domiciliação do seu ordenado.

Entre as várias opções, encontra ainda os bancos online, nomeadamente, a Conta Mais Ordenado do Bankinter, estando esta apenas isenta de despesas de manutenção e sujeita ao preçário do banco.

Porém, é importante ter em atenção as condições de adesão, uma vez que podem vir a ser alteradas. No Bankinter, por exemplo, precisa de cumprir vários requisitos para poder abrir a Conta Mais Ordenado, como compras mensais com o cartão ou um valor máximo do saldo diário.

Não terão estas contas custos escondidos?

Como referido acima, ter uma conta no banco sem custos significa que quase todos os serviços estarão disponíveis a custo 0, o que implica que existem sempre serviços pelos quais terá de pagar. No entanto, muitas vezes não precisa deste tipo de serviços pagos.

Deve, de qualquer modo, verificar sempre o preçário do banco antes de abrir uma conta, e saber ao que tem e ao que não tem direito, de modo a evitar ter de lidar com surpresas desagradáveis.

A melhor forma de se proteger passa por ler bem as condições de abertura de conta e fazer o máximo de perguntas acerca das despesas com que eventualmente poderá vir a ter de lidar, seja por fazer transações ou por ter um cartão de crédito, por exemplo.

Ver também: