Conta-ordenado compensa?

Conheça as vantagens e desvantagens de ter conta ordenado.

Conta-ordenado compensa?
A conta-ordenado é uma opção?

Chegar ao fim do mês ainda com dinheiro é algo impensável para muitos. Devido ao pesado orçamento familiar, como se costuma dizer: “chapa ganha, chapa gasta”.


É um verdadeiro exercício de ginástica, esticar um ordenado que não chega para tudo o que é preciso. No entanto, existe solução para quem não pode de forma alguma chegar ao fim do mês sem dinheiro pois ainda tem alguma despesa a fazer ou até mesmo para aqueles que simplesmente não querem esperar pelo próximo salário. A solução é uma conta-ordenado.

 

Vantagens da conta-ordenado

Estas contas têm a grande vantagem de antecipar o ordenado, já que dispõem de um crédito automático, que ascende ao valor do salário, ou seja quando recebe, é como se tivesse na conta 2 ordenados.

 

Outra vantagem é que não estão associadas despesas de manutenção, que é ao que muitos portugueses tentam fugir numa conta bancária. Também não são cobradas anuidades de cartões de crédito e débito e algumas instituições até oferecem livros de cheques. Pode também usufruir de bonificações no crédito pessoal, e de habitação.

Alguns permitem ainda a subscrição de seguros, com várias coberturas associadas.

 

Desvantagens

Se usufruir desse crédito automático está sujeito a taxas de juro elevadas, além disso, estas contas podem constituir um vício, porque o nível da necessidade e do consumismo, estão separadas por uma linha muito ténue. É importante ter a noção que o plafond que é disponibilizado só deverá ser utilizado como excepção e não como regra.
Isto é, habituamo-nos a um certo nível de vida que não corresponde às nossas concretas possibilidades. Tal transforma-se num ciclo vicioso, e porquê?

Porque o salário entra na conta, mas logo a seguir desaparece para saldar o uso do crédito automático. Daí que seja necessária muita cautela neste tipo de contas, que são sem sombra de dúvidas muito úteis mas requer alguma responsabilidade na sua utilização.

 

A DECO aconselha a ler o contrato com muita calma, comparar as condições e as taxas de juro entre vários bancos. Subscrever este produto financeiro é rápido e fácil, sendo que a Internet e telefone são os meios eleitos para o fazer. Além disso, se fizer a gestão da sua conta bancária pela Internet verá que terá descontos, em vez de se deslocar ao balcão.

 

Veja também: