Conta Ordenado: como funciona

Saiba como funciona a conta ordenado. Conheça as suas vantagens e desvantagens e ainda o que deve considerar na escolha da melhor conta.

Conta Ordenado: como funciona
Tudo o que precisa saber.

A conta ordenado tem sido uma das grandes apostas das instituições bancárias na tentativa de almejar mais clientes e o seu dinheiro, isto porque, a crise financeira que o país atravessou, e atravessa, tornou o objetivo de chegar ao final do mês ainda com dinheiro disponível uma tarefa verdadeiramente herculana.

Assim, por consequência, a conta ordenado tornou-se um produto financeiro muito apetecível e popular entre os consumidores.
No entanto, ainda que seja um produto interessante e com benefícios é necessário não descurar alguns cuidados a ter com a utilização da conta ordenado. Vamos saber como funciona e as vantagens e desvantagens deste tipo de conta.


O que é e como funciona

A conta ordenado é uma conta de depósitos que obriga à domiciliação do ordenado do cliente, ou seja, a entidade empregadora deposita ou transfere diretamente o salário para a conta.
A principal diferença para uma normal conta à ordem tem a ver com a facto da conta ordenado disponibilizar uma linha de crédito automática (facilidade de descoberto).

O plafond disponível está diretamente relacionado com o ordenado do cliente (pode ser igual a parte ou à totalidade do salário) e fica antecipadamente acessível. É como se duplicasse o valor do seu vencimento. Todavia, para utilizar bem a sua conta não pode deixar que essa duplicação origine “ilusão” e o faça perder a noção de controlo e de disciplina financeira.


4 Vantagens da conta ordenado

  • Habitualmente a associação à conta ordenado representa a isenção, ou a redução, de custos das comissões de gestão, manutenção de conta e anuidades;
  • Possibilidade de usar o plafond (descoberto) disponível na linha de crédito de uma forma imediata para fazer face a uma qualquer situação imprevista em que não tenha dinheiro na conta;
  • Para fidelizar os clientes, alguns bancos oferecem aos clientes que domiciliem os seus ordenados alguns brindes e ofertas;
  • Geralmente este tipo de conta significa uma redução com o spread do crédito à habitação ou pessoal.


4 Desvantagens e cuidados a ter

  • Ao contrário do cartão de crédito, ao usar o descoberto na conta ordenado, habitualmente, tem de pagar comissões e taxas de juro (TAEG) elevadas de utilização da quantia que foi disponibilizada;
  • A duplicação do ordenado pode dar a ilusão de ter mais dinheiro, mas tenha em atenção que a utilização do descoberto significa gastar dinheiro que, na realidade, ainda não recebeu;
  • Pode levar ao descontrolo por ter mais dinheiro disponível mensalmente; Muitos bancos têm ofertas e brindes muito atrativos, para cativar um maior número de clientes, mas isso não o pode fazer esquecer do essencial, ou seja, escolher a conta ordenado que melhor se adequa ao seu caso, através, por exemplo, da análise das taxas de juro cobradas e das vantagens e isenções que cada banco oferece.


Veja também: