Publicidade:

Contacto legado do Facebook: tudo o que precisa de saber

O contacto legado do Facebook é uma ferramenta da rede social para que outra pessoa possa cuidar da conta de alguém de faleceu.

Contacto legado do Facebook: tudo o que precisa de saber
Uma ferramenta do Facebook que deve conhecer

Estima-se que o Facebook possua milhões de utilizadores que já faleceram e que já não estão cá para continuar a atualizar as próprias contas. Ciente deste problema, a rede social criou o “contacto legado”, uma ferramenta que permite que outro utilizador trate de uma conta transformada em memorial. Basta que, em vida, o utilizador defina um contacto de confiança para o fazer.

O contacto legado do Facebook

O que é o contacto legado?

O contacto legado é, como o próprio nome indica, um contacto que fica responsável por atualizar e gerir a conta de alguém que faleceu. Uma opção que pode ser acedida através da página de Definições Gerais da conta e que permite fazer diversas coisas:

  • Escrever uma publicação marcada no perfil. Uma das mais utilizadas reside na partilha de uma última mensagem em nome da pessoa falecida ou até para fornecer informações sobre a cerimónia fúnebre. “Se as tuas definições de cronologia e identificação não permitirem que ninguém, para além de ti, publique na tua cronologia, o teu contacto legado não poderá adicionar uma publicação marcada ao teu perfil assim que este for transformado em memorial”, sublinha o Facebook;
  • Responder a novos pedidos de amizade;
  • Atualizar a foto de perfil e a foto de capa;
  • Pedir a eliminação da conta.

Contudo, o contacto legado apenas toma posse da conta do falecido após esta se transformar num memorial. Mas como é que isso se faz?

Transformar uma conta de Facebook em memorial

As contas memorial são locais onde família e amigos podem partilhar memórias de uma pessoa falecida. Estas, porém, não aparecem sem mais nem menos. Para transformar uma conta de Facebook em memorial é preciso contactar o Facebook nesse sentido.

Depois de ser contactada, a rede social segue todos os procedimentos necessários para verificar a veracidade do pedido e, posteriormente, transforma a conta em memorial.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.